Inbound Marketing x Outbound Maketing: Conheça a diferença!

Inbound Marketing x Outbound Maketing: Conheça a diferença!

Na hora de desenvolver as melhores estratégias, é natural que as empresas queiram saber a diferença entre dois termos muito utilizados atualmente: o Inbound Marketing e o Outbound Marketing.

Qual deles é o melhor? É possível combiná-los?

Inbound Marketing x Outbound Maketing: a diferença

Para definir de forma simples a diferença entre esses dois termos, basta compreender que o Inbound Marketing busca atrair e fidelizar clientes com interesse genuíno no produto ou serviço, investindo esforços na segmentação.

Já o Outbound Marketing visa uma divulgação em massa, englobando clientes que não necessariamente tem interesse genuíno nos produtos ou serviços, esquecendo na maioria das vezes da segmentação.

Saber isso é fundamental para compreender melhor as diferenças quanto às estratégias empregadas nessas duas formas de marketing.

Estratégias e características do Inbound Marketing

  • Amplo conhecimento de segmentação de mercado, buscando definir o perfil de cliente ideal e desenvolver as estratégias com base nessas informações;
  • Desenvolvimento de conteúdos relevantes (textos, vídeos, imagens etc.) fazendo com que clientes já interessados por determinados produtos ou serviços naturalmente procurem a empresa, sendo que tais conteúdos têm por objetivo também “educar” o público;
  • Comunicação em “via dupla”, buscando compreender mais a fundo as necessidades dos clientes e ouvi-los;
  • Os clientes são atraídos principalmente por ferramentas de busca, sendo realizados esforços constantes para o bom posicionamento no Google e ampla presença nas redes sociais;
  • Utilização de técnicas de SEO – Search Enginer Optimization, fazendo com que os principais canais da empresa sejam visualizados;
  • Valores de investimento acessíveis.

Estratégias e características do Outbound Marketing

  • Divulgação em massa, muitas vezes esquecendo a segmentação;
  • Publicidade geralmente feita mediante anúncios na TV, rádio, jornais, revistas, outdoors, panfletos, cartazes, mala direta etc.;
  • Investimento em patrocínio de eventos;
  • Alto investimento em propagandas que muitas vezes não geram retorno devido à falta de interesse genuíno do público em adquirir determinado produto ou serviço;
  • Propagandas em vídeos no Youtube;
  • E-mails em massa;
  • Alto custo com equipes e representantes de venda;
  • Utilização de mídias mais caras.

Qual deles é o melhor?

O Inbound Marketing apresenta-se como uma opção mais viável e com resultados efetivos para as empresas. Entretanto, para incrementar as estratégias, é possível (dependendo do tipo e porte do negócio), combinar essas duas formas de fazer marketing.

Essa análise deve ser feita por uma equipe de profissionais da área, buscando definir a melhor forma de atuação.

O Inbound Marketing, por favorecer a segmentação, apresenta menores resistências por parte do público alvo, fazendo com que o processo de atração e fidelização de clientes ocorra de forma natural, estabelecendo uma relação de maior confiança e até admiração quanto à empresa.

Com o amplo acesso à informação, as pessoas estão cada vez mais seletivas. Por isso, terá destaque empresas que conseguirem gerar a atenção genuína do público e não simplesmente dedicarem-se a divulgar um produto ou serviço.

Com tanto volume de informação, o grande público está “intoxicado” com as formas antigas de publicidade, optando cada vez mais por relevância e qualidade ao invés de quantidade.

Na hora de desenvolver as melhores estratégias, é natural que as empresas queiram saber a diferença entre dois termos muito utilizados atualmente: o Inbound Marketing e o Outbound Marketing. Qual deles é o melhor? É possível combiná-los?

Inbound Marketing x Outbound Maketing: a diferença

Para definir de forma simples a diferença entre esses dois termos, basta compreender que o Inbound Marketing busca atrair e fidelizar clientes com interesse genuíno no produto ou serviço, investindo esforços na segmentação.

Já o Outbound Marketing visa uma divulgação em massa, englobando clientes que não necessariamente tem interesse genuíno nos produtos ou serviços, esquecendo na maioria das vezes da segmentação.

Saber isso é fundamental para compreender melhor as diferenças quanto às estratégias empregadas nessas duas formas de marketing.

Estratégias e características do Inbound Marketing

  • Amplo conhecimento de segmentação de mercado, buscando definir o perfil de cliente ideal e desenvolver as estratégias com base nessas informações;
  • Desenvolvimento de conteúdos relevantes (textos, vídeos, imagens etc.) fazendo com que clientes já interessados por determinados produtos ou serviços naturalmente procurem a empresa, sendo que tais conteúdos têm por objetivo também “educar” o público;
  • Comunicação em “via dupla”, buscando compreender mais a fundo as necessidades dos clientes e ouvi-los;
  • Os clientes são atraídos principalmente por ferramentas de busca, sendo realizados esforços constantes para o bom posicionamento no Google e ampla presença nas redes sociais;
  • Utilização de técnicas de SEO – Search Enginer Optimization, fazendo com que os principais canais da empresa sejam visualizados;
  • Valores de investimento acessíveis.

Estratégias e características do Outbound Marketing

  • Divulgação em massa, muitas vezes esquecendo a segmentação;
  • Publicidade geralmente feita mediante anúncios na TV, rádio, jornais, revistas, outdoors, panfletos, cartazes, mala direta etc.;
  • Investimento em patrocínio de eventos;
  • Alto investimento em propagandas que muitas vezes não geram retorno devido à falta de interesse genuíno do público em adquirir determinado produto ou serviço;
  • Propagandas em vídeos no Youtube;
  • E-mails em massa;
  • Alto custo com equipes e representantes de venda;
  • Utilização de mídias mais caras.

Qual deles é o melhor?

O Inbound Marketing apresenta-se como uma opção mais viável e com resultados efetivos para as empresas. Entretanto, para incrementar as estratégias, é possível (dependendo do tipo e porte do negócio), combinar essas duas formas de fazer marketing.

Essa análise deve ser feita por uma equipe de profissionais da área, buscando definir a melhor forma de atuação.

A construção de conteúdo, por favorecer a segmentação, apresenta menores resistências por parte do público alvo, fazendo com que o processo de atração e fidelização de clientes ocorra de forma natural, estabelecendo uma relação de maior confiança e até admiração quanto à empresa.

Com o amplo acesso à informação, as pessoas estão cada vez mais seletivas. Por isso, terá destaque empresas que conseguirem gerar a atenção genuína do público e não simplesmente dedicarem-se a divulgar um produto ou serviço.

Com tanto volume de informação, o grande público está “intoxicado” com as formas antigas de publicidade, optando cada vez mais por relevância e qualidade ao invés de quantidade.

Como estão as estratégias da sua empresa quanto a construção de conteúdo? Já parou para pensar nisso?