Arquétipos: Como eles podem ajudar no posicionamento da sua marca!

Arquétipos: Como eles podem ajudar no posicionamento da sua marca!

Na psicologia, o termo arquétipo significa um certo padrão de comportamento ligado a um papel desempenhado socialmente ou a um “personagem”. O estudo dos arquétipos é um dos mais importantes para estabelecer uma comunicação publicitária que de fato atinja os objetivos.

Por que os arquétipos são cruciais para o marketing?

Para entender porque os arquétipos são tão importantes, vejamos os benefícios que esse estudo e aplicação de conceitos oferece.

Eles revelam detalhes da personalidade do seu público-alvo

Conhecer seu público-alvo com o máximo de detalhes é um dos fatores-chave para o sucesso do seu negócio. Por meio dos arquétipos é possível ver com clareza as características de personalidade mais básicas e também inconscientes ou “ocultas” do seu público-alvo.

Se você deseja que suas estratégias de marketing realmente funcionem, um dos primeiros passos é adotar a análise dos arquétipos e ter uma referência de como se comunicar melhor com seu público. É por meio da comunicação que a venda acontece e os clientes se tornam fiéis à marca.

Gera uma comunicação altamente eficaz

Somente com uma comunicação assertiva é possível fazer as pessoas desejarem seus produtos ou serviços. Para que essa comunicação atinja o objetivo, ela deve ir ao encontro do que é mais importante para o seu público-alvo. Isso é o que de fato atrai a atenção das pessoas e faz que elas não só comprem seu produto ou serviço, como também indiquem sua empresa para várias pessoas.

Empresas que não compreendem as características do público-alvo perdem oportunidades continuamente, pois não conseguem identificar como tornar o produto ou serviço mais conhecido e valorizado. Esse fator atrapalha bastante as vendas, o que prejudica o faturamento e lucratividade.

São pilares para as estratégias de marketing

A análise dos arquétipos é um dos itens básicos para formular as melhores estratégias de marketing. Ela oferece uma base sólida quanto aos fatores de personalidade e hábitos que favorecem a escolha por determinado produto ou serviço.

Um marketing realmente eficiente é feito com base nessa análise do público-alvo, buscando identificar aspectos que a maioria das empresas não percebe.

Podem ser utilizados para todos os tipos de produtos ou serviços

Independentemente do tipo de produto, do serviço, do porte da empresa ou tempo de atuação no mercado, os arquétipos sempre oferecem benefícios e devem ser utilizados.

Entender os arquétipos também ajuda no aprimoramento dos produtos e serviços, oferece informações para melhorar o atendimento e gera ideias de como a empresa pode aumentar a participação no mercado.
Como usar os arquétipos na sua empresa?

Na área de publicidade, há uma adaptação dos 12 arquétipos que inicialmente foram definidos pela psicologia. É possível utilizá-los exatamente da forma como se apresentam ou adaptá-los um pouco mais ao contexto do seu negócio.

Sua empresa precisa melhorar a comunicação e tornar as ações de marketing mais eficientes? Converse com um dos especialistas aqui da Blaboo e veja as melhores soluções para atingir seus objetivos no curto e longo prazo.

3 Novas Tendências de Mercado Pós-Crise Covid-19

3 Novas Tendências de Mercado Pós-Crise Covid-19

Se você tem uma empresa, sabe muito bem os desafios que tem enfrentado nos últimos meses. A chegada da Covid-19 chacoalhou o Brasil e o mundo trazendo profundas mudanças também para negócios de todos os segmentos.

A Importância do Marketing Digital em Tempos de Crise (Coronavírus)

A Importância do Marketing Digital em Tempos de Crise (Coronavírus)

Mais de um terço do planeta está em casa. Grande parte dessas pessoas estão trabalhando, estudando, se informando ou buscando diversão por meio da internet.

Isso significa que, mais do que nunca, o marketing digital se transformou numa ferramenta essencial para divulgar e vender seus produtos e serviços.

Por que o marketing digital é tão necessário para vencer a crise e garantir as vendas?

Valorização da segurança e conforto

Pessoas que moram sozinhas ou com familiares estão valorizando cada vez mais o conforto e a segurança.

Isso não é por acaso. Quando nossa vida e saúde estão em jogo, há uma rápida mudança quanto aos hábitos de consumo. E sua empresa precisa estar preparada para isso.

Mesmo depois da fase mais aguda da pandemia, a tendência é que as pessoas continuem dando preferência a processos de compra facilitados, nos quais elas possam receber mercadorias no conforto de casa e com toda segurança.

Interação com atuais e potenciais clientes

Por meio do site, blog, Facebook, Instagram e Youtube você conseguirá se comunicar com seus atuais e potenciais clientes de maneira direta e constante.

Manter essa interação virtual é essencial para que sua empresa seja conhecida e lembrada.

Com tantas pessoas em casa, passando grande parte do tempo conectadas aos celulares, notebooks e tablets, é imprescindível marcar presença com estratégias eficazes de marketing digital.

Aumento das compras online

Como mencionamos, mais do que nunca as pessoas estão valorizando conforto e segurança.

Exatamente por este motivo a tendência é que as compras online aumentem em grande escala.

Grandes varejistas, que já oferecem esses serviços, estão investindo ainda mais para garantir as vendas. Com sua empresa não pode ser diferente.

De acordo com seu modelo de negócio é preciso pensar em alternativas para vender seus produtos e serviços de maneira online.

Necessidade de se reinventar

Empresas e profissionais do Brasil e do mundo precisarão se reinventar. Isso é um fato inquestionável.

Independentemente de o seu negócio atuar com produtos ou serviços, o marketing digital será sua melhor ferramenta para vender.

Essas adequações no seu modelo de negócio precisam ser comunicadas de forma organizada e constante aos seus atuais e futuros clientes.

Por exemplo, se você tem um restaurante, mas nunca atendeu por delivery, ao iniciar o atendimento em domicílio é preciso que essa informação fique muito clara para as pessoas e seja transmitida de maneira diária.

Para isso, seus maiores aliados são o Facebook, Instagram, site e blog do seu restaurante.

Conteúdos de textos, imagens e até mesmo vídeos simples são essenciais para construir uma comunicação objetiva e se manter interagindo com seus clientes.

Não há dúvida: somente empresas que cuidarem bem do marketing digital conseguirão sair dessa crise mais rápido.

Ainda se sente perdido com relação às mudanças que sua empresa precisa fazer? Deseja saber como o marketing digital faz você vender mais (mesmo na crise)?

Entre em contato conosco e veja as soluções específicas que oferecemos de acordo com sua atividade e modelo de negócio.

10 Coisas sobre marketing digital que você pode aprender com seus concorrentes

10 Coisas sobre marketing digital que você pode aprender com seus concorrentes

Observar a atuação dos concorrentes é uma das estratégias de ouro para desenvolver boas ações de marketing e melhorar os resultados da sua empresa.

1 – Qualidade de conteúdo

Observar o nível de qualidade que os concorrentes aplicam na geração de conteúdo é fundamental para analisar as estratégias utilizadas por eles e até que ponto isso impacta no mercado.

Embora não seja aconselhado “copiar” esse padrão de qualidade, ele serve de parâmetro para que a empresa desenvolva conteúdos superiores ou diferenciados, buscando também atingir um nicho mais específico no mesmo mercado de atuação.

2 – Serviços profissionais

Ao observar a estrutura do site, redes sociais e demais canais de comunicação da concorrência, é necessário averiguar se a empresa conta com profissionais para fotos, design, elaboração de textos etc.

Isso também serve de diretriz para que a empresa busque contratar tais serviços, melhorando a identidade visual da empresa e também dos conteúdos gerados.

3 – Relacionamento com o cliente

Outra estratégia fundamental sobre o que aprender com a concorrência consiste em pesquisar como é o relacionamento deles com os clientes.

Isso pode ser feito ao observar as avaliações feitas no site e redes sociais de cada concorrente, buscando identificar aquilo que mais agrada e, principalmente, o que mais desagrada os clientes.

4 – Logística

Analisar a cadeia logística do concorrente é outro ponto relevante. Por meio dessas informações, é possível desenvolver estratégias mais eficazes ou até mesmo identificar o que já funciona no mercado.

A cadeia logística envolve fornecedores, serviços de entrega, administração de estoques etc.

5 – Alcance

Identificar qual alcance é desejado pelas empresas concorrentes é fundamental para desenvolver estratégias de marketing digital. Esse alcance pode ser local, regional, em um estado, no país ou até mesmo no mundo. Por exemplo, se o principal concorrente busca desenvolver estratégias para captar clientes a nível nacional, a empresa pode segmentar um pouco mais o público, buscar uma relação mais próxima com os consumidores e dedicar-se ao público local e regional.

6 – Forma de contato com clientes

É interessante identificar a forma pela qual os concorrentes estabelecem contato com os clientes, tais como estrutura de e-mail marketing, campanhas publicitárias, anúncios no Google, Facebook, Instagram etc.

Deve-se analisar como está o engajamento dos clientes, o que traz mais resultados e principalmente possíveis lacunas que o concorrente esteja deixando. É exatamente nessas lacunas que sua empresa pode agir.

7 – Diferenciar-se

Todo empresário precisa reservar um tempo na agenda para identificar o que ele pode fazer de diferente (e melhor) que a concorrência.

Isso abrange a geração de conteúdo para o site, redes sociais, novos serviços ou produtos agregados etc.

8 – Segmentação

Um dos erros comuns dos concorrentes pode ser a falta de segmentação. Identificar se as estratégias de marketing digital são bem segmentadas é item básico para ver qual nicho o concorrente está deixando de atender.

9 – Conteúdos irrelevantes

Assim como é necessário prestar atenção aos conteúdos mais relevantes da concorrência, é válido analisar aqueles menos relevantes, evitando cometer os mesmos erros.

10 – Seguidores não são clientes

Não há motivo para se impressionar com o número de seguidores no Facebook ou Instagram dos concorrentes. Nem sempre tais seguidores significam potenciais clientes.

Desde que a segmentação de mercado seja bem feita e atraídas pessoas realmente interessadas no produto ou serviço da empresa, o número de seguidores pode ficar em segundo plano.

Já avaliou como está o desempenho dos seus principais concorrentes e o que sua empresa pode aprender com eles?