SEO – Tudo o que você precisa saber
29 novembro, 2017O termo SEO é um dos mais utilizados pelos especialistas em marketing digital. No entanto, muitas pessoas não sabem exatamente do que ele se trata e quais as vantagens oferecidas para as empresas. Para esclarecer de vez essas dúvidas, acompanhe nosso post.
SEO – O que é?
Essa sigla é proveniente do inglês Search Engine Optimization que significa otimização de mecanismo de pesquisa. Consiste em um conjunto de técnicas de otimização de textos e demais conteúdos vinculados a sites, blogs, redes sociais e até mesmo ao Youtube.
SEO – Porque essas técnicas são tão utilizadas?
Melhoram o posicionamento no Google
Um dos principais motivos que torna essas técnicas tão utilizadas pelas empresas que mais se destacam no mercado é que elas determinam as melhores posições no Google conforme buscas realizadas pelos usuários/clientes.
Aumenta as vendas
Justamente pelo fato de melhorar a posição do site ou blog da empresa nos principais buscadores, isso naturalmente aumenta o percentual de vendas, fazendo com que o endereço virtual da empresa seja visitado por maior quantidade de pessoas diariamente.
Gera credibilidade
Sites que aparecem logo nos primeiros resultados do Google ganham em credibilidade, fazendo com que a marca da empresa seja mais divulgada e ela fortaleça sua imagem diante dos clientes e potenciais clientes, o que obviamente aumenta as chances de venda.
O cliente vem até a empresa
Sites e blogs bem otimizados com essas técnicas fazem com que o cliente encontre a empresa. Isso significa que a empresa não necessitará mover um esforço de guerra para encontrar clientes que muitas vezes sequer estão interessados em adquirir os produtos ou serviços que ela oferece.
Favorece a segmentação
Os melhores profissionais de marketing do mercado também utilizam essas técnicas de otimização para melhorar a estratégia de segmentação das empresas, fazendo com que elas consigam atingir o nicho de mercado que realmente tem interesse nos seus produtos ou serviços.
Destaque diante da concorrência
Empresas que utilizam técnicas de SEO obtém os melhores posicionamentos de mercado, destacando-se diante da concorrência e conquistando melhor percentual quanto ao número de clientes.
SEO – Como essas técnicas são empregadas?
Os profissionais especializados em marketing de conteúdo utilizam essas técnicas por meio das seguintes estratégias:
Definição de persona
O conceito de persona consiste no perfil ideal de cliente que a empresa deseja atingir, sendo necessário definir com riqueza de detalhes seus principais hábitos, comportamentos, preferências, estilo e contexto de vida etc.
Com base nessa definição é que as empresas desenvolverão suas estratégias de marketing de forma mais assertiva.
Definição de palavras-chave
Mediante a caracterização da persona, são definidas palavras-chave que tenham relação com a forma que os potenciais clientes buscam pelos produtos e serviços que a empresa oferece, fazendo com que esses conteúdos sejam facilmente encontrados.
Landing pages
As chamadas landing pages (páginas de destino) são elaboradas para converter visitantes em contatos, fazendo com que a empresa aumente seu banco de dados com informações de seus clientes, principalmente o e-mail. Para que essas landing pages cumpram seu papel, o uso das técnicas de otimização é indispensável.
Todas essas informações revelam a grande importância das técnicas de SEO para as vendas e lucro. Sua empresa já as utiliza?