SEO – Tudo o que você precisa saber

SEO – Tudo o que você precisa saber

O termo SEO é um dos mais utilizados pelos especialistas em marketing digital. No entanto, muitas pessoas não sabem exatamente do que ele se trata e quais as vantagens oferecidas para as empresas. Para esclarecer de vez essas dúvidas, acompanhe nosso post.

SEO – O que é?

Essa sigla é proveniente do inglês Search Engine Optimization que significa otimização de mecanismo de pesquisa.  Consiste em um conjunto de técnicas de otimização de textos e demais conteúdos vinculados a sites, blogs, redes sociais e até mesmo ao Youtube.

SEO – Porque essas técnicas são tão utilizadas?

Melhoram o posicionamento no Google

Um dos principais motivos que torna essas técnicas tão utilizadas pelas empresas que mais se destacam no mercado é que elas determinam as melhores posições no Google conforme buscas realizadas pelos usuários/clientes.

Aumenta as vendas

Justamente pelo fato de melhorar a posição do site ou blog da empresa nos principais buscadores, isso naturalmente aumenta o percentual de vendas, fazendo com que o endereço virtual da empresa seja visitado por maior quantidade de pessoas diariamente.

Gera credibilidade

Sites que aparecem logo nos primeiros resultados do Google ganham em credibilidade, fazendo com que a marca da empresa seja mais divulgada e ela fortaleça sua imagem diante dos clientes e potenciais clientes, o que obviamente aumenta as chances de venda.

O cliente vem até a empresa

Sites e blogs bem otimizados com essas técnicas fazem com que o cliente encontre a empresa. Isso significa que a empresa não necessitará mover um esforço de guerra para encontrar clientes que muitas vezes sequer estão interessados em adquirir os produtos ou serviços que ela oferece.

Favorece a segmentação

Os melhores profissionais de marketing do mercado também utilizam essas técnicas de otimização para melhorar a estratégia de segmentação das empresas, fazendo com que elas consigam atingir o nicho de mercado que realmente tem interesse nos seus produtos ou serviços.

Destaque diante da concorrência

Empresas que utilizam técnicas de SEO obtém os melhores posicionamentos de mercado, destacando-se diante da concorrência e conquistando melhor percentual quanto ao número de clientes.

SEO – Como essas técnicas são empregadas?

Os profissionais especializados em marketing de conteúdo utilizam essas técnicas por meio das seguintes estratégias:

Definição de persona

O conceito de persona consiste no perfil ideal de cliente que a empresa deseja atingir, sendo necessário definir com riqueza de detalhes seus principais hábitos, comportamentos, preferências, estilo e contexto de vida etc.

Com base nessa definição é que as empresas desenvolverão suas estratégias de marketing de forma mais assertiva.

Definição de palavras-chave

Mediante a caracterização da persona, são definidas palavras-chave que tenham relação com a forma que os potenciais clientes buscam pelos produtos e serviços que a empresa oferece, fazendo com que esses conteúdos sejam facilmente encontrados.

Landing pages

As chamadas landing pages (páginas de destino) são elaboradas para converter visitantes em contatos, fazendo com que a empresa aumente seu banco de dados com informações de seus clientes, principalmente o e-mail. Para que essas landing pages cumpram seu papel, o uso das técnicas de otimização é indispensável.

Todas essas informações revelam a grande importância das técnicas de SEO para as vendas e lucro. Sua empresa já as utiliza?

Conheça 7 técnicas para melhorar o SEO do seu site e dobrar o tráfego

Conheça 7 técnicas para melhorar o SEO do seu site e dobrar o tráfego

Saber quais são as técnicas para melhorar o SEO do seu site é a grande chave para aumentar o número de visitantes e potenciais clientes interessados no seu produto ou serviço. Quer conhecer essas técnicas simples?

7 técnicas para melhorar o SEO do seu site

1 – Personalizar títulos e subtítulos

Ao construir textos para o seu site, é fundamental atentar-se para a organização e otimização dos títulos e subtítulos. Quando se trata de aplicar as técnicas de SEO, isso significa que os títulos e principais subtítulos do texto deverão conter a palavra-chave previamente estipulada ou as variações dela.

2 – Mais e melhor

De acordo com os especialistas em marketing digital, uma das regras de ouro para melhorar o SEO do seu site consiste em aplicar a regra do mais e melhor.

Isso significa oferecer conteúdos mais completos e melhores que a concorrência. Por conteúdo mais completo entende-se o tamanho dos textos. Quanto maior o texto sobre determinado assunto, subentende-se que ele seja relevante à persona para a qual o conteúdo está sendo direcionado, fator que influencia no posicionamento do Google.

Conteúdo melhor é aquele que contém mais informações (ou dados mais completos) se comparados àqueles oferecidos pelos concorrentes.

3 – Links internos e externos

A utilização dos links nos posts vinculados ao site é de suma importância para aumentar o tráfego. Links internos são aqueles vinculados a outros conteúdos do próprio site.

Já os links externos são conteúdos de outros sites que possuem semelhança ou relevância com relação ao assunto abordado no texto. Eles também podem ser aplicados para fazer referências de pesquisas, fontes ou matérias geradas por um site que não seja o seu.

4 – Nomear os arquivos de imagem

Cada imagem vinculada ao texto deve ser nomeada com a palavra-chave a qual ele se refere. Esse detalhe é de grande ajuda para que o sistema de busca identifique o conteúdo como completo e relevante.

5 – Palavra-chave na primeira frase

Além de a introdução do texto ser atrativa para a leitura, é imprescindível que logo na primeira frase esteja contida a palavra-chave a ser trabalhada.

Esse é outro dos fatores básicos quanto às técnicas para melhorar o SEO do seu site, aumentando os resultados financeiros.

6 – Amplo compartilhamento

Para aumentar o tráfego no seu site é indispensável que todos os conteúdos vinculados a ele sejam compartilhados em todos os canais possíveis, principalmente nas redes sociais como Facebook e Instagram, por exemplo.

Isso favorece o engajamento das pessoas e naturalmente aumenta o número de visitantes no site, potencializando os resultados esperados com relação à produção dos conteúdos.

7 – Manter a constância

Para melhorar o SEO do seu site, no dia a dia também deve ser dada uma atenção especial à frequência das postagens, já que os concorrentes estarão o tempo todo gerando conteúdos que poderão ultrapassar os seus.

Sua empresa já utiliza essas técnicas para melhorar o SEO do seu site? Quais são os resultados financeiros obtidos?