3 Novas Tendências de Mercado Pós-Crise Covid-19

3 Novas Tendências de Mercado Pós-Crise Covid-19

Se você tem uma empresa, sabe muito bem os desafios que tem enfrentado nos últimos meses. A chegada da Covid-19 chacoalhou o Brasil e o mundo trazendo profundas mudanças também para negócios de todos os segmentos.

Para que sua empresa consiga superar este momento de crise, se fortalecer e tornar o negócio ainda melhor, é preciso saber as tendências de mercado desse novo tempo. É sobre isso que vamos falar.

1ª Tendência – Busca por Atendimento Humanizado.

As pessoas estão voltando a valorizar um atendimento humano. Por mais que a tecnologia tenha trazido benefícios, os clientes querem se sentir acolhidos e perceber que o atendente ou vendedor realmente está comprometido com sua satisfação.

É o momento de as empresas investirem em treinamentos que valorizem empatia, hábito de ouvir as pessoas, comunicação assertiva etc.

Essa valorização humana no atendimento vale para todas as situações, seja para vendas em um local físico ou pela internet.

2ª Tendência – Conteúdos Diferenciados

A chegada da Covid-19 acelerou a atuação das empresas com vendas online. Até mesmo negócios que resistiam em atuar com vendas pela internet, do dia para a noite precisaram desenvolver uma estratégia para viabilizar essas vendas por meio do site e redes sociais.

Com esse aumento no número de empresas competindo no ambiente virtual, a melhor forma de diferenciar seu negócio é elaborar conteúdos diferenciados.

Essa diferenciação deve ocorrer nos textos, imagens, vídeos e na própria maneira de mostrar seus produtos ou serviços.

Mais do que nunca é necessário criar meios de diferenciação na maneira de apresentar seus produtos/serviços e valorizar os benefícios oferecidos por sua empresa.

3ª Tendência – Maior Comprometimento Social

A crise gerada pela pandemia revelou como as empresas socialmente responsáveis são mais respeitadas pela população.

Ao se envolver com questões sociais, as empresas investem numa mudança profunda de cultura e ação, o que repercute numa imagem positiva.

Os maiores empreendedores do mundo, entre eles Jeff Bezos e Bill Gates, investem maciçamente em causas sociais.

Como Acompanhar as Tendências de Mercado?

Para que sua empresa esteja preparada para as novas tendências de mercado é preciso ter em mente algumas dicas que devem ser aplicadas no dia a dia. São elas:

Observar o que as grandes empresas estão fazendo

As maiores empresas no Brasil e no mundo estão sempre à frente quanto às tendências de mercado.

Ver o que elas estão fazendo em termos de marketing é essencial para que sua empresa também se atualize.

Obs.: as empresas observadas não precisam ser exatamente do seu mesmo ramo de atividade.

Acompanhar seus concorrentes

Para ficar atento às tendências de mercado também é preciso verificar o que seus concorrentes têm feito de inovador.

Ver as mudanças que estão ocorrendo na sociedade

Nossa sociedade está em constante mudança. No entanto, a Covid-19 acelerou esse processo.
As pessoas estão cada vez mais preocupadas e envolvidas com questões relacionadas ao meio ambiente, educação, saúde, cultura etc.

Para entender as novas tendências do mercado é preciso observar as mudanças que estão ocorrendo na sociedade, principalmente com relação ao comportamento e preferências do seu público-alvo.

Releia essas tendências. Compartilhe este conteúdo com seus sócios e/ou colaboradores e veja o que é possível já aplicar na sua empresa.