Ideias para criar estratégias de marketing digital para o seu restaurante

Ideias para criar estratégias de marketing digital para o seu restaurante

Na hora de pensar em estratégias de marketing digital para o seu restaurante, nada melhor que estar por dentro das ideias que oferecem os melhores resultados neste segmento, conquistando e fidelizando clientes.

Quais são as melhores estratégias de marketing digital para o seu restaurante?

Contratar influenciadores digitais

Uma das maneiras mais eficazes de atrair pessoas por meio das redes sociais, principalmente pelo Instagram, é contratar o serviço dos influenciadores digitais. De forma direta ou indireta, esses profissionais ajudam na divulgação do restaurante e, pelo fato de eles possuírem um grande número de seguidores, fazem com que o estabelecimento se torne mais conhecido.

Contar com um fotógrafo profissional

Além dos influenciadores, para que as estratégias de marketing digital para o seu restaurante apresentem os efeitos esperados é imprescindível que o site e as redes sociais tenham fotos de máxima qualidade, fazendo com que os clientes sintam água na boca ao ver os pratos do cardápio.

Para que as fotos tenham esse efeito, é essencial contar com os serviços de um fotógrafo profissional, exigindo apenas que ele tenha experiência no ramo de alimentação.

3 – Definir o cliente ideal

Definir o cliente ideal nada mais é que construir de forma detalhada o que os profissionais de marketing digital chamam de persona. Isso envolve especificar as características do cliente que a empresa deseja conquistar. Alguns exemplos dessas características:

  • Faixa salarial;
  • Idade;
  • Nível escolar;
  • Região onde mora;
  • Gostos pessoais;
  • Aspectos da vida profissional (se trabalham em grandes empresas privadas, se são empreendedores, se trabalham em órgãos públicos etc.).

3 – Fazer campanhas nas redes sociais

As redes sociais mais utilizadas pelas empresas no ramo de alimentação são o Instagram e o Facebook. Logo, é essencial que seu restaurante marque presença nelas.

A melhor maneira de fazer isso é investindo em campanhas segmentadas, fazendo com que o restaurante se torne ainda mais conhecido na cidade e região em que atua, assim como se transforme numa excelente referência para as pessoas que estão visitando a cidade.

4 – Divulgar promoções no Instagram

A divulgação de promoções no Instagram é outra das estratégias mais recomendadas para os gerentes e donos de restaurantes, já que elas geram uma atração imediata das pessoas. Além de divulgar tais promoções de forma direta, nesse caso também é possível contar com o apoio dos influenciadores digitais.

5 – Ficar de olho na concorrência

Prestar atenção nas estratégias de marketing digital adotadas pela concorrência é de suma importância para ver onde eles estão acertando, onde estão errando e principalmente identificar aquilo que sua empresa poderia fazer, mas que ainda não está fazendo.

Além de observar os restaurantes locais (os concorrentes), é recomendável seguir páginas de restaurantes que atuam em um ramo semelhante ao seu e que sejam de outras cidades, estados ou países. Esse pequeno detalhe fará com que o proprietário tenha ideias excelentes para a elaboração de novos pratos, decoração do ambiente, elaboração de fotos para redes sociais etc., fatores cruciais para aumentar os lucros.

Cada uma dessas estratégias de marketing digital para o seu restaurante é determinante no sucesso do negócio. Você já segue todas elas?

5 estratégias de marketing para arquitetos

5 estratégias de marketing para arquitetos

Conhecer as melhores estratégias de marketing para arquitetos é primordial para conquistar novos clientes residenciais e empresariais, aumentando o lucro mês a mês.

E quais são essas estratégias de marketing para arquitetos?

1 – Ter um blog e página de negócios nas redes sociais

Para ter sucesso no ramo em que atua, todo arquiteto necessita divulgar seu trabalho. A melhor forma de fazer isso é manter um blog bem estruturado e atrativas páginas de negócios no Facebook e no Instagram, tornando o profissional conhecido por pessoas interessadas nos serviços oferecidos.

Além de marcar presença online, o blog e páginas de negócios funcionam como um excelente portfólio.

2 – Investir em fotos profissionais

E por falar em portfólio, ao iniciar e terminar um projeto é indispensável que o arquiteto invista em fotos de alta qualidade, já que elas consistem no principal cartão de visitas do profissional.

3 – Compartilhar resultados dos projetos

Para que as pessoas conheçam os projetos e características quanto ao trabalho do arquiteto é preciso compartilhar os resultados dos projetos no blog e redes sociais. Isso corresponde a uma espécie de “antes e depois” do ambiente, descrevendo alguns detalhes de como tais mudanças beneficiaram os clientes. Exemplos:

  • Aumento da funcionalidade do local;
  • Sensação de maior espaço;
  • Modernização do ambiente;
  • Valorização da estética etc.

4 – Produzir conteúdos complementares

Além de divulgar os resultados dos projetos, outra das estratégias de marketing para arquitetos consiste em produzir conteúdos complementares para o blog, Facebook e Instagram.

Conteúdos complementares são aqueles que, embora não se refiram de forma direta aos serviços do arquiteto, fazem parte desse segmento, buscando uma proximidade com o público-alvo. Alguns exemplos de textos de conteúdos complementares são:

  • 5 Dicas de móveis funcionais para deixar sua casa espaçosa;
  • Como manter sua casa organizada no dia a dia?
  • 10 Ideias de decoração para o Natal;
  • Veja os modelos de portas e janelas que estão em alta.

5 – Aplicar estratégias de marketing digital

Não é novidade que atualmente tudo acontece na internet, seja por meio do Google, Youtube, Twitter, Facebook ou Instagram. Por isso, marcar presença no marketing

digital é fundamental para a divulgação de todos os tipos de produtos ou serviços, desde os simples aos mais complexos.

Por esse motivo, os arquitetos devem estar atentos a essas estratégias, contando com o apoio de profissionais especializados nessa área.

Quais são as vantagens dessas estratégias de marketing para arquitetos?

  • Favorece a divulgação a um público segmentado, ou seja, às pessoas realmente interessadas em serviços de arquitetura;
  • Custos acessíveis. Os investimentos feitos na área de marketing digital são muito menores se comparados ao marketing tradicional, liberando capital para que o arquiteto invista em outros aspectos do negócio;
  • Indicações de clientes. Devido ao dinamismo das redes sociais, naturalmente as pessoas atendidas acabam gerando outros projetos, fazendo com que o profissional sempre tenha trabalhos em andamento;
  • Referência no mercado. Por meio de um portfólio de qualidade e constantemente atualizado é possível que o arquiteto esteja entre as principais referências no mercado em que atua.

Você já segue essas estratégias de marketing para arquitetos?

Como gerar mais visitas ao estabelecimento e vendas na minha loja através do Facebook?

Como gerar mais visitas ao estabelecimento e vendas na minha loja através do Facebook?

Todo comerciante se pergunta como usar a influência do Facebook para gerar mais visitas e vendas para o estabelecimento, aumentando o faturamento e o lucro mensal.

Por isso, resolvemos apontar algumas dicas preciosas para incrementar as vendas utilizando as vantagens oferecidas pela maior rede social do planeta.

5 Dicas de como aumentar as vendas usando o Facebook

1 – Promoções

A realização de promoções divulgadas no Facebook consiste em uma das estratégias mais eficazes ao atrair clientes para a loja. Para isso, o comerciante deve iniciar as promoções com aqueles itens que estão a mais tempo no estoque, evitando ou amenizando um futuro prejuízo em virtude do estoque ocioso ou tempo de validade dos produtos.

Promoções apresentam excelentes resultados para lojas dos mais diversos segmentos, tais como roupas, calçados, produtos naturais, material escolar, itens de decoração etc.

2 – Sorteios

Especialistas em estratégias de marketing para redes sociais como Facebook garantem que a realização de sorteios divulgados pela página da empresa constitui numa das mais assertivas formas de divulgação tanto para tornar a loja conhecida como também para atrair clientes.

A participação nesse sorteio deve estar condicionada ao compartilhamento do post ou à marcação de um ou mais amigos nos comentários.

O item a ser sorteado deve ser um produto da loja, um tipo de serviço prestado pelo estabelecimento ou um vale compras. É importante frisar que o prêmio do sorteio deve ser algo bastante atrativo, fazendo com que a loja ganhe um cliente fiel e naturalmente divulgador da marca.

3 – Caprichar nas imagens

A criatividade e qualidade das imagens é a alma do negócio, principalmente para as atividades ligadas à venda de produtos.

Por isso, todo empreendedor que deseja saber como gerar mais visitas ao estabelecimento e vendas na loja, necessita investir na máxima qualidade das imagens veiculadas às redes sociais, especialmente no que se refere aos produtos vendidos.

Tal qualidade só é possível mediante a contratação de um fotógrafo profissional e do apoio constante de profissionais da área de marketing e design.

Inclusive, pesquisas apontam que a qualidade da imagem veiculada a determinados produtos ou serviços é determinante para a escolha de compra do cliente.

Com o alcance das redes sociais como Facebook e Instagram, atentar-se para o senso estético tornou-se ainda mais necessário.

4 – Gerar conteúdo relevante

Além de estar atento à máxima qualidade das imagens, todo lojista deve investir na geração de conteúdos relevantes em formato de textos publicados no site ou blog da loja e compartilhados no Facebook.

Por conteúdo relevante entende-se aquele que realmente interessa aos potenciais clientes da loja. Uma loja de roupas, por exemplo, pode elaborar textos interessantes sobre as principais tendências da moda para a próxima estação, dicas de estilo, truques para valorizar o uso de acessórios etc.

5 – Mostrar que é referência no mercado

Uma das grandes vantagens do Facebook é que ele permite que as próprias lojas cuidem de sua imagem por meio de posts interessantes. Para que essa vantagem seja convertida no aumento do faturamento, é indispensável posicionar-se como uma referência no mercado.

Para isso, proprietários e funcionários da loja podem elaborar e compartilhar conteúdos que demonstrem o quanto eles entendem do mercado em que atuam. Algumas sugestões de posts nesse sentido são:

  • Participação em cursos, palestras, workshops e demais eventos (dento e fora da loja) que tenham relação com o negócio;
  • Fotos de influenciadores digitais utilizando um produto ou serviço vendido pela loja;
  • Posts com fotos caprichadas (dos produtos) e frases curtas que demonstrem as vantagens que ele oferece. Obs.: o ideal é que a linguagem utilizada nessas frases não seja estritamente comercial, mas que estabeleça uma comunicação mais próxima com o cliente.

Sua loja já segue essas estratégias para aumentar as vendas usando o Facebook?