E-mail marketing aliado à automação de marketing

O E-mail marketing aliado à automação de marketing consiste em uma das principais estratégias adotadas no ambiente virtual, tendo como principal objetivo melhorar os resultados quanto às vendas.

O que é E-mail marketing?

Consiste em uma opção de publicidade online adotada por diversas empresas e profissionais liberais que desejam divulgar seus produtos e serviços de forma diferenciada, tendo como principais objetivos:

  • Gerar maior quantidade de visitantes para o site da empresa;
  • Melhorar a presença online;
  • Aumentar as vendas;
  • Estreitar o relacionamento com os clientes, tornando-os mais fiéis e naturalmente promotores da marca.

Como funciona o E-mail marketing aliado à automação de marketing?

Pelo fato de o E-mail marketing ser aplicado para centenas ou até milhares de contatos, é humanamente impossível fazer essa tarefa de forma manual, já que seria necessária uma grande quantidade de pessoas e ainda assim, ocorreriam diversos erros e falta de análise quanto ao perfil dos contatos ou potenciais clientes.

Em outras palavras, para viabilizar as estratégias de E-mail marketing é essencial contar com o suporte de um software de automação de marketing. Esse software não consiste apenas em enviar e-mails para uma massa de contatos, mas sim, tem como objetivos:

  • Gerenciar campanhas baseadas no comportamento e perfil dos usuários;
  • Facilitar a aplicação das estratégias de E-mail marketing;
  • Aplicar de forma adequada os filtros de segmentação, atingindo pessoas que realmente estejam interessadas nos produtos ou serviços oferecidos.

Quais as vantagens da automação de marketing?

Economia

Com um sistema automatizado é possível reduzir significativamente os custos com grandes equipes de marketing, já que tanto as tarefas de E-mail marketing quanto a outras estratégias dessa área são realizadas de forma automatizada.

Melhor relacionamento

A automatização contribui para estabelecer uma interação contínua com os contatos, aumentando as chances de transformá-los em clientes fiéis.

Potencializa a segmentação

Favorece a aplicação e obtenção de resultados quanto às estratégias de segmentação, focando nos contatos que possuem interesse genuíno nos conteúdos, produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Mensuração dos resultados

O fato de contar com um sistema automatizado torna possível a mensuração dos resultados, já que são oferecidas diversas métricas objetivas de acompanhamento.

Informações importantes sobre as estratégias de E-mail Marketing

  • 77% das empresas no Brasil adotam estratégias de E-mail marketing;
  • Entre todas as empresas que adotam o E-mail marketing como estratégia, 96% delas atestam a eficácia dos resultados;
  • As empresas definem o e-mail como um dos canais de marketing mais poderosos para a aquisição (e fidelização) de clientes;
  • 42% das agências de marketing digital no Brasil utilizam eficazes sistemas de automação;
  • Os contatos mais recentes possuem maiores chances de interação com os e-mails enviados;
  • Cerca de 72% dos usuários apontam o e-mail como o melhor canal de comunicação para receber informações de marcas e empresas;
  • Nas agências de marketing digital do Brasil, entre os serviços mais procurados pelas empresas está a criação de campanhas de E-mail marketing.

Sua empresa já utiliza o E-mail marketing aliado à automação de marketing como estratégia para aumentar as vendas? Caso não utilize, este é o momento certo para pensar no assunto e gerar mais lucros.