7 principais erros nas redes sociais de restaurantes.

7 principais erros nas redes sociais de restaurantes.

Não existe receita de bolo para redes sociais, assim como (quase) tudo na vida, a mesma regra se aplica às ações em mídias online: teste e adaptações. Vale lembrar que as práticas indicadas para cada rede social variam de segmento para segmento, de marca para marca.

Mas, quando falamos de restaurantes, alguns erros não podem acontecer de jeito nenhum. Dá só uma olhada nas dicas que separamos e não cometa mais nenhum desses erros nas redes sociais de restaurantes que você administra.

01. Fotos de qualidade

Divulgar o seu produto com verdade e transparência para com o seu cliente é fundamental. Mas isso não quer dizer que você deve viver de stories feito com celular, transmitindo imagens de baixa resolução. Nossa dica para esse tópico é: evite fotos banco de imagens, mas produza fotos tão boas quanto.

Não precisa mentir, mas valorize seus alimentos. Contrate um fotógrafo profissional e monte pratos perfeitos para a sessão de fotos do seu menu. Trabalhe com essas imagens e, de tempo em tempo, refaça as fotos para manter as redes sociais atualizadas. Lembre-se que o cliente consome primeiro com os olhos.

02. Anúncios e horários das publicações

Se você tem verba para investir em anúncios, maravilha! Você está fazendo do jeito certo. Cada vez mais os algoritmos das redes sociais são projetados para entregar menos resultados orgânicos, ou seja, se você apenas postar uma foto, o desempenho dela tende a ser muito baixo, considerando que poucas pessoas receberão suas atualizações.

No caso do impulsionamento pago de posts, as mídias digitais mostrarão suas publicações para um número maior de pessoas que tendem a consumir seu produto.

Mas, caso você realmente não tenha verba, não cometa o erro de postar quando tiver vontade. Escolha horários em que as pessoas estão começando a sentir fome ou desejo de comer algo (dependendo de qual nicho do mercado alimentício você atua), por exemplo: se você serve almoço, post sempre entre 10h30 e 11h30; mas se você tem uma sorveteria, vale postar entre 11h30 e 14h00.

03. SAC e gestão de crise – avaliação positiva

Nunca, jamais, de jeito nenhum, deixe seu cliente sem resposta ou, pior, trate-o de forma grosseira. Sabe aquele ditado “quem gosta conta para 5, quem não gosta conta para 10”?

Quando falamos de redes sociais esses “10” se multiplicam consideravelmente. Ainda que o cliente em questão seja extremamente hostil, seja receptivo, procure entender o problema e a situação exposta e se mostre disponível a ajudá-lo.

Pois, por mais que essa pessoa queira apenas difamar o seu restaurante, sua resposta mostrará para outros clientes e futuros clientes, que você está disposto a ajudar, ouvir, entender e melhorar.

No mais, incentive a avaliação positiva na sua página do Facebook, quando algum cliente que elogiar o local. Isso melhora a credibilidade do seu restaurante no mundo digital e real.

04. Informações atualizadas

Nada mais frustrante do que acessar uma página com informações incompletas ou erradas. Imagine você escolher um restaurante com base em todas as informações que você absorveu nas redes sociais. Chegando lá… tudo mudou!

O lugar que tinha buffet livre, agora é só a la carte, o ambiente que antes oferecia espaço kids, agora foi transformado em uma adega. Já imaginou no tamanho da experiência negativa que o seu cliente terá? Por isso é muito importante manter todas as informações das páginas atualizadas e completas. E, a cada grande mudança, faça uma publicação anunciando-a.

Checklist rápido de informações:

– Cardápio
– Modelo de negócio
– Possui ou não estacionamento
– Formas de pagamento
– Bandeira de cartões aceitos
– Possui ou não reservas
– Dias e horários de funcionamento
– Endereço
– Telefone
– Possui ou não delivery
– Link para reservas, caso tenha.

05. Compartilhamento de clientes

Seu cliente foi ao seu restaurante e gostou tanto que resolveu divulgar de graça o seu local. Então, você simplesmente ignora esse marketing gratuito e demonstração de fidelidade. Que erro! Fique atento aos posts e stories marcando seu restaurante ou hashtag do lugar.

Curta e comente em todos os posts com muita positividade. No caso dos stories, pode (e deve) repostar à vontade nas redes sociais do próprio restaurante. Além de ganhar pontos e simpatia do cliente que te indicou, você ainda vai passar mais confiança e credibilidade para as pessoas que estão começando a conhecer o seu negócio.

Isso se chama Marketing de Indicação, invista nesse modelo e incentive-o!

06. Elaboração de legendas

Um erro clássico que nós vemos muito por aí é: publicar fotos com legendas pouco explicativas ou, pior ainda, sem legendas. Você não precisa (e nem deve) colocar o famoso “textão” na legenda de suas fotos.

Mas passe o maior número de informações possíveis, com o menor número de palavras. Nossa indicação é escrever no máximo 3 linhas: informe sobre o prato, desperte desejo e convide o leitor a conhecer o local. Lembre-se sempre de ser criativo e envolvente, tudo acontece muito rápido nas redes sociais e você precisa reter a atenção.

07. Presença digital

Por último, mas não menos importante, está a dica básica: mantenha presença digital. Não apenas crie uma página e fomente-a de vez em quando. Quem não é visto não é lembrado.

E se ao entrarem em seu perfil, o mesmo tiver sem posts há muitos dias, pode passar a impressão de que o restaurante não existe mais ou está fechado. Defina uma frequência de publicações e seja fiel à ela.

A experiência do consumidor pode começar e terminar no digital. Repense as suas estratégias, faça testes e mais teste, sempre se atualize e fique de olho nos concorrentes e restaurantes do mesmo segmento em outros países mais desenvolvidos, e que, muitas vezes, estão a frente com tendências que ainda não chegaram no Brasil. A mesma dica serve para restaurantes de grandes estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

E caso não tenha tempo para fazer um trabalho eficaz, conte com nossa equipe para desenvolver um ótimo plano estratégico para as redes sociais do seu restaurante!

Facebook: 5 Erros que todas as empresas cometem

Facebook: 5 Erros que todas as empresas cometem

Ao gerenciar as páginas do Facebook, quase todas as empresas cometem erros que impedem o sucesso das estratégias adotadas e prejudicam as vendas. Quer saber quais são esses erros fatais? Acompanhe a leitura.

Erros no Facebook Que Custam Caro Para Sua Empresa

Esses são considerados os principais erros cometidos pelas empresas ao administrarem o Facebook. Vamos ver agora quais são eles.

1 – Usar imagens que não emocionam

Por mais que as empresas utilizem imagens com alta resolução e diversos recursos de design, o erro cometido pela maioria é que tais fotografias quase nunca emocionam, já que elas são parecidas com aqueles que os concorrentes e demais empresas utilizam. Ou seja, são imagens comerciais.

O ideal é investir em fotografias e recursos de design que favoreçam a espontaneidade e que sejam capazes de despertarem a emoção dos seguidores.

2 – Nunca investir em posts patrocinados

Um dos erros fatais para a estratégia de marketing das empresas que utilizam o Facebook é nunca investir nos posts patrocinados. Isso acontece porque muitas empresas ainda não sabem os excelentes resultados proporcionados por esse patrocínio e acabam perdendo ótimas oportunidades de vender mais.

3 – Não vender de forma direta

No intuito de desenvolver estratégias de comunicação diferenciadas, o erro cometido pelas empresas é não vender de forma direta.

Por consequência, ao acessar essa importante rede social da empresa, os seguidores e clientes se sentem “perdidos” quanto a informações básicas sobre o produto ou serviço, preços, formas de pagamento etc.

4 – Usar uma linguagem fria

É possível que as empresas vendam seus produtos/serviços e ao mesmo tempo desenvolvam uma linguagem mais leve e profunda ao gerarem conteúdos de textos e imagens.

O uso de uma linguagem fria ou estritamente comercial é um erro que custa caro para as empresas, já que isso impede a conquista de novos clientes e até mesmo pode fazer com que os atuais clientes se afastem.

5 – Demorar para publicar conteúdos

Demorar para vincular conteúdos nas redes sociais da empresa, sejam eles de textos ou imagens, também é um erro que prejudica diretamente as vendas.

Para ser lembrada e procurada pelos clientes, é necessário que os conteúdos sejam constantemente visualizados. Essa é uma regra que deve ser seguida por todas as empresas, independentemente do porte ou ramo de atividade.

Como Evitar Esses Erros?

Depois de ver esses erros, você deve estar se perguntando: o que fazer para que isso não prejudique minhas vendas?

Nossa dica é que você reveja as estratégias de marketing que sua empresa usa no Facebook e procure maneiras de se diferenciar dos seus concorrentes.

Para evitar esses erros e conquistar os melhores resultados para suas vendas por meio do Facebook é essencial que você conte com profissionais especializados nessa área.

Nós aqui da Babloo temos um time de profissionais de diferentes áreas capazes de atender às necessidades específicas da sua empresa quanto ao uso do Facebook.

Venha tomar um café conosco e veja quais são as soluções mais indicadas para que você aumente suas vendas.

O guia do marketing no Facebook

O guia do marketing no Facebook

Ter em mãos um guia do marketing no Facebook é essencial para que as empresas obtenham os melhores resultados na maior rede social do planeta. Para saber como utilizar as estratégias mais eficazes, confira nosso post.

Guia do marketing no Facebook – 5 estratégias de sucesso

1 – Segmentação

A segmentação é um dos recursos mais importantes disponibilizados pelo Facebook, sendo utilizado no gerenciamento da página e também no momento de promover uma publicação ou fazer anúncios.

Por isso, saber previamente todas as informações com relação ao público-alvo, tais como faixa etária, áreas de interesse, localização geográfica etc., são essenciais para obter os melhores resultados.

2 – Diminuição do alcance orgânico

Ao saber o guia do marketing no Facebook é indispensável que as empresas estejam atentas à diminuição do alcance orgânico.

Alcance orgânico consiste na quantidade de pessoas que visualizaram as publicações da empresa por meio de posts não pagos (sem recorrer aos anúncios).

As recentes mudanças realizadas pelo Facebook limitaram cada vez mais o alcance orgânico das páginas. Isso significa que para chegar a resultados melhores, é indispensável que as empresas comecem a investir no Facebook Ads ou em estratégias que promovam (de forma paga) determinados posts.

3 – Número de seguidores não significa número de clientes

Os maiores especialistas em marketing digital são unânimes ao dizer que as empresas não devem se preocupar com a quantidade de seguidores que a página possui, mas sim, até que ponto esses seguidores possuem o perfil de cliente desejado.

Uma grande quantidade de seguidores nem sempre significa que todas as empresas almejam adquirir os produtos ou serviços.

Já muitas empresas, que possuem uma quantidade menor de seguidores conseguem melhores resultados nas vendas justamente por utilizar as vantagens das ferramentas de segmentação.

4 – Relevância dos conteúdos

Assim como o site institucional, blog e demais canais de comunicação, a página do Facebook necessita ser alimentada com conteúdos relevantes para o público-alvo. Além disso, é fundamental que tais conteúdos gerem engajamento das pessoas, ou seja, maior número de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Entre os tipos de post que favorecem o engajamento, estão: sorteios de produtos ou serviços, promoções, frases motivacionais e textos relevantes.

5 – Testar os melhores horários de publicação

Um dos segredos para aumentar o número de pessoas alcançadas com as publicações, é testar horários nos quais há maior probabilidade de visualização dos seguidores da página.

Mais uma vez a importância de conhecer cada detalhe do perfil do público-alvo.
Com relação aos melhores horários de postagem, pesquisas apontam que de segunda à sexta, o pico de acessos ao Facebook ocorre no horário das 13h às 15h.

Alguns números relevantes:

  • O público do Facebook é composto por 54% de mulheres e 46% de homens;
  • Mais de 67% dos usuários utilizam essa rede social diariamente;
  • 70% dos usuários estão vinculados a no mínimo uma página de negócios.

Sua empresa precisa aplicar ou aprimorar essas estratégias do guia do marketing no Facebook? Converse com um especialista e saiba como alavancar as vendas utilizando a rede social mais acessada do mundo.

Como usar o poder de segmentação da minha campanha no Facebook ADS

Como usar o poder de segmentação da minha campanha no Facebook ADS

Saber como usar as vantagens das campanhas de segmentação do Facebook ADS é uma das estratégias mais eficazes do Inbound Marketing, garantindo o aumento das vendas e é claro, dos lucros.

4 Dicas de como usar as campanhas de segmentação do Facebook ADS

1 – Definir a persona

A persona consiste no perfil ideal do cliente que a empresa deseja conquistar, sendo necessário defini-lo da forma mais detalhada possível. Essa prévia definição é fundamental para utilizar as ferramentas de segmentação oferecidas pelo Facebook, preenchendo as informações necessárias para que a rede social lance os anúncios para as pessoas certas.

De nada adianta a empresa investir em campanhas e segmentação se as pessoas atingidas não tiverem interesse real nos produtos ou serviços oferecidos.

2 – Gerar conteúdo relevante

Para conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes, além de elaborar campanhas nas redes sociais, é importante estar atento para a geração de conteúdos relevantes, já que eles aumentarão o número de visitantes e o engajamento do público na página.

Com relação aos conteúdos relevantes, eles consistem naqueles que que vão ao encontro das necessidades da persona previamente definida, fazendo com que naturalmente a empresa atraia para o site e redes sociais pessoas interessadas nos produtos e serviços oferecidos.

3 – Ter uma boa landing page

Ter uma boa estrutura de landing page é essencial para direcionar os clientes atraídos pela página do Facebook, já que é nessa landing page que ocorrerá a conversão de visitantes de leads. Ou seja, é nesta página que o potencial cliente informará dados como o e-mail, por exemplo.

4 – Mensurar os resultados

Além de atentar-se para a segmentação, ao gerenciar as campanhas no Facebook é indispensável mensurar os resultados constantemente, tais como número de visitantes, número de curtidas, número de seguidores, percentual de crescimento quanto à geração de leads etc.

Tais resultados devem ser avaliados diária, semanal e mensalmente, fazendo com que os times de marketing (e o proprietário da empresa) tenham uma visão clara do ROI (retorno sobre o investimento).

Quais são as vantagens da segmentação?

Nunca se ouviu falar tanto em segmentação. O motivo é simples: as estratégias de Inbound Marketing requerem atendimento a um público cada vez mais específico. Exatamente por isso, as campanhas nas redes sociais como Facebook e Instagram devem ter como ponto de partida uma excelente segmentação de mercado. Dentre as muitas vantagens oferecidas, estão:

  • Os investimentos em marketing são feitos de maneira direcionada, evitando o desperdício de recursos financeiros;
  • Os índices de conversão de visitantes em leads aumentam exponencialmente;
  • Torna-se mais fácil aplicar estratégias para a fidelização dos clientes, evitando novamente que a empresa tenha gastos desnecessários;
  • A empresa consegue oferecer um atendimento de maior qualidade com base nas necessidades, desejos e preferências do público-alvo;
  • A segmentação é de grande ajuda no planejamento estratégico de todas as empresas, oferecendo um norte quanto às metas e objetivos.

Você já utiliza as vantagens da segmentação nas suas campanhas do Facebook ADS? Os resultados são surpreendentes!

Como gerar mais visitas ao estabelecimento e vendas na minha loja através do Facebook?

Como gerar mais visitas ao estabelecimento e vendas na minha loja através do Facebook?

Todo comerciante se pergunta como usar a influência do Facebook para gerar mais visitas e vendas para o estabelecimento, aumentando o faturamento e o lucro mensal.

Por isso, resolvemos apontar algumas dicas preciosas para incrementar as vendas utilizando as vantagens oferecidas pela maior rede social do planeta.

5 Dicas de como aumentar as vendas usando o Facebook

1 – Promoções

A realização de promoções divulgadas no Facebook consiste em uma das estratégias mais eficazes ao atrair clientes para a loja. Para isso, o comerciante deve iniciar as promoções com aqueles itens que estão a mais tempo no estoque, evitando ou amenizando um futuro prejuízo em virtude do estoque ocioso ou tempo de validade dos produtos.

Promoções apresentam excelentes resultados para lojas dos mais diversos segmentos, tais como roupas, calçados, produtos naturais, material escolar, itens de decoração etc.

2 – Sorteios

Especialistas em estratégias de marketing para redes sociais como Facebook garantem que a realização de sorteios divulgados pela página da empresa constitui numa das mais assertivas formas de divulgação tanto para tornar a loja conhecida como também para atrair clientes.

A participação nesse sorteio deve estar condicionada ao compartilhamento do post ou à marcação de um ou mais amigos nos comentários.

O item a ser sorteado deve ser um produto da loja, um tipo de serviço prestado pelo estabelecimento ou um vale compras. É importante frisar que o prêmio do sorteio deve ser algo bastante atrativo, fazendo com que a loja ganhe um cliente fiel e naturalmente divulgador da marca.

3 – Caprichar nas imagens

A criatividade e qualidade das imagens é a alma do negócio, principalmente para as atividades ligadas à venda de produtos.

Por isso, todo empreendedor que deseja saber como gerar mais visitas ao estabelecimento e vendas na loja, necessita investir na máxima qualidade das imagens veiculadas às redes sociais, especialmente no que se refere aos produtos vendidos.

Tal qualidade só é possível mediante a contratação de um fotógrafo profissional e do apoio constante de profissionais da área de marketing e design.

Inclusive, pesquisas apontam que a qualidade da imagem veiculada a determinados produtos ou serviços é determinante para a escolha de compra do cliente.

Com o alcance das redes sociais como Facebook e Instagram, atentar-se para o senso estético tornou-se ainda mais necessário.

4 – Gerar conteúdo relevante

Além de estar atento à máxima qualidade das imagens, todo lojista deve investir na geração de conteúdos relevantes em formato de textos publicados no site ou blog da loja e compartilhados no Facebook.

Por conteúdo relevante entende-se aquele que realmente interessa aos potenciais clientes da loja. Uma loja de roupas, por exemplo, pode elaborar textos interessantes sobre as principais tendências da moda para a próxima estação, dicas de estilo, truques para valorizar o uso de acessórios etc.

5 – Mostrar que é referência no mercado

Uma das grandes vantagens do Facebook é que ele permite que as próprias lojas cuidem de sua imagem por meio de posts interessantes. Para que essa vantagem seja convertida no aumento do faturamento, é indispensável posicionar-se como uma referência no mercado.

Para isso, proprietários e funcionários da loja podem elaborar e compartilhar conteúdos que demonstrem o quanto eles entendem do mercado em que atuam. Algumas sugestões de posts nesse sentido são:

  • Participação em cursos, palestras, workshops e demais eventos (dento e fora da loja) que tenham relação com o negócio;
  • Fotos de influenciadores digitais utilizando um produto ou serviço vendido pela loja;
  • Posts com fotos caprichadas (dos produtos) e frases curtas que demonstrem as vantagens que ele oferece. Obs.: o ideal é que a linguagem utilizada nessas frases não seja estritamente comercial, mas que estabeleça uma comunicação mais próxima com o cliente.

Sua loja já segue essas estratégias para aumentar as vendas usando o Facebook?