O guia do marketing no Facebook

O guia do marketing no Facebook

Ter em mãos um guia do marketing no Facebook é essencial para que as empresas obtenham os melhores resultados na maior rede social do planeta. Para saber como utilizar as estratégias mais eficazes, confira nosso post.

Guia do marketing no Facebook – 5 estratégias de sucesso

1 – Segmentação

A segmentação é um dos recursos mais importantes disponibilizados pelo Facebook, sendo utilizado no gerenciamento da página e também no momento de promover uma publicação ou fazer anúncios.

Por isso, saber previamente todas as informações com relação ao público-alvo, tais como faixa etária, áreas de interesse, localização geográfica etc., são essenciais para obter os melhores resultados.

2 – Diminuição do alcance orgânico

Ao saber o guia do marketing no Facebook é indispensável que as empresas estejam atentas à diminuição do alcance orgânico.

Alcance orgânico consiste na quantidade de pessoas que visualizaram as publicações da empresa por meio de posts não pagos (sem recorrer aos anúncios).

As recentes mudanças realizadas pelo Facebook limitaram cada vez mais o alcance orgânico das páginas. Isso significa que para chegar a resultados melhores, é indispensável que as empresas comecem a investir no Facebook Ads ou em estratégias que promovam (de forma paga) determinados posts.

3 – Número de seguidores não significa número de clientes

Os maiores especialistas em marketing digital são unânimes ao dizer que as empresas não devem se preocupar com a quantidade de seguidores que a página possui, mas sim, até que ponto esses seguidores possuem o perfil de cliente desejado.

Uma grande quantidade de seguidores nem sempre significa que todas as empresas almejam adquirir os produtos ou serviços.

Já muitas empresas, que possuem uma quantidade menor de seguidores conseguem melhores resultados nas vendas justamente por utilizar as vantagens das ferramentas de segmentação.

4 – Relevância dos conteúdos

Assim como o site institucional, blog e demais canais de comunicação, a página do Facebook necessita ser alimentada com conteúdos relevantes para o público-alvo. Além disso, é fundamental que tais conteúdos gerem engajamento das pessoas, ou seja, maior número de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Entre os tipos de post que favorecem o engajamento, estão: sorteios de produtos ou serviços, promoções, frases motivacionais e textos relevantes.

5 – Testar os melhores horários de publicação

Um dos segredos para aumentar o número de pessoas alcançadas com as publicações, é testar horários nos quais há maior probabilidade de visualização dos seguidores da página.

Mais uma vez a importância de conhecer cada detalhe do perfil do público-alvo.
Com relação aos melhores horários de postagem, pesquisas apontam que de segunda à sexta, o pico de acessos ao Facebook ocorre no horário das 13h às 15h.

Alguns números relevantes:

  • O público do Facebook é composto por 54% de mulheres e 46% de homens;
  • Mais de 67% dos usuários utilizam essa rede social diariamente;
  • 70% dos usuários estão vinculados a no mínimo uma página de negócios.

Sua empresa precisa aplicar ou aprimorar essas estratégias do guia do marketing no Facebook? Converse com um especialista e saiba como alavancar as vendas utilizando a rede social mais acessada do mundo.