O que é Inbound Marketing? Conheça as etapas.

O que é Inbound Marketing? Conheça as etapas.

De forma simples, o Inbound Marketing pode ser entendido como marketing de atração, onde ao invés de a empresa ir ao encontro do cliente, é o cliente que busca pela empresa mediante um conjunto de estratégias que consistem em 4 etapas.

Quais são as etapas do Inbound Marketing?

1 – Atrair

Essa etapa consiste em atrair o público utilizando conteúdos de alta relevância publicados no site, blog e redes sociais da empresa, tendo como principal objetivo oferecer um “remédio” (solução) à “dor” (necessidade ou desejo) dos futuros clientes.

Tais conteúdos são elaborados em textos, vídeos e imagens, sendo otimizados com técnicas de palavras-chave e SEO. Tudo isso torna determinada empresa referência em seu segmento de mercado.

2 – Converter

A chamada conversão dentro do Inbound Marketing refere-se a estabelecer uma relação mais estreita com as pessoas atraídas para o site ou blog da empresa, convertendo-as em leads.

Ao fazer essa conversão, os usuários passam informações em troca de uma recompensa ou benefício oferecido. Tais informações são extremamente úteis para que a empresa aumente sua carteira de clientes e consiga estabelecer uma comunicação mais direcionada a eles.

Exemplo: quando um blog ou site oferece um E-book em troca do e-mail do cliente, o objetivo é converter visitantes em leads.

3 – Fechar

A terceira etapa do Inbound Marketing trata-se de direcionar o foco para os potenciais clientes, ou seja, aqueles que já possuem algum relacionamento com a empresa ou já deixaram alguma informação para contato (como o e-mail, por exemplo). Isso pode ser feito por meio de e-mails, geração de determinados conteúdos como E-books, promoções, sorteios etc.

4 – Encantar

Essa etapa consiste em transformar os clientes ou potenciais clientes em divulgadores ou promotores espontâneos da marca. Em outras palavras, trata-se de uma espécie de propaganda “boca a boca”, onde os conteúdos da empresa, produtos e serviços são indicados para outras pessoas.

Para que essa etapa se desenvolva bem, é indispensável segmentar campanhas de marketing para atender a esses clientes que atuam como promotores, gerando conteúdos que favoreçam o compartilhamento e concedendo determinadas vantagens aos clientes.

Quais as vantagens do Inbound Marketing para o negócio?

Excelente custo/benefício

Ao fazer com que o cliente procure a empresa e não o contrário, é possível obter uma grande economia quanto aos custos operacionais com representantes de vendas, despesas de viagem para divulgação de produtos/serviços, numerosa equipe de marketing etc.

Rápidos resultados

As estratégias de Inbound Marketing proporcionam resultados a curto, médio e longo prazo, favorecendo o aumento gradativo nas vendas e, obviamente, no faturamento da empresa.

Visibilidade do negócio

Nenhuma outra estratégia é tão eficaz para aumentar as vendas e otimizar os lucros da empresa quanto o Inboud Marketing, já que ele proporciona ampla visibilidade da marca no mercado, tornando-a referência no segmento em que atua.

Esse conjunto de estratégias é essencial para manter a marca bem posicionada, favorecendo ganhos de escala e otimizando os investimentos feitos na área de marketing.

Sua empresa já aplica todas as etapas do Inbound Marketing? Quais são os resultados atuais?