O poder das redes sociais e a gestão da crise (Caso papel higiênico preto)

O poder das redes sociais e a gestão da crise (Caso papel higiênico preto)

Uma recente campanha publicitária gerou muita polêmica no Brasil, demonstrando como o poder das redes sociais impacta na imagem da marca.

Qual campanha foi essa?

A marca Personal, pertencente à Santher, foi acusada de racismo em virtude de ter utilizado como slogan em um novo produto – um papel higiênico de cor preta – o nome de um movimento negro chamado de “Black Is Beautiful.”

Essa campanha, criada pela agência Neogama, teve como estrela a atriz Marina Ruy Barbosa. Por que a campanha se tornou tão polêmica, demonstrando o poder das redes sociais?

Após a divulgação das fotos do produto com o slogan do movimento negro, inúmeras pessoas se manifestaram de forma negativa, taxando o conteúdo gerado pela empresa Personal/Santher como racista.

Um dos motivos de tamanha repercussão é que o movimento “Black Is Beautiful” foi criado na década de 60 por artistas e intelectuais norte-americanos com o objetivo de enaltecer as características físicas dos negros enquanto os Estados Unidos faziam uma forte opressão quanto às questões raciais.

Ou seja, trata-se de um movimento que representa um importante momento histórico e, acima de tudo, a luta pela igualdade racial. Para muitos, a empresa Personal/Santher cometeu um erro praticamente imperdoável ao associar um movimento de tamanha importância à venda de um papel higiênico.

Devido à repercussão negativa, a Santher e a Neogama removeram o slogan da campanha e pediram desculpas publicamente, alegando não haver qualquer intensão de ofensa ou manifestação de preconceito racial.

O que esse episódio demonstra?

A polêmica em torno dessa campanha demonstra como o poder das redes sociais se tornou determinante para a marca de uma empresa, podendo gerar excelentes ou desastrosos resultados a partir das percepções da sociedade em geral, fazendo com que as empresas tenham de se atentar ainda mais e evitar certos erros que podem custar muito caro.

Principais erros das empresas nas redes sociais!

  • Tomar partido de questões relacionadas a política ou religião;
  • Não atentar-se para o contexto social no qual a empresa está inserida;
  • Não investir em profissionais capacitados para a gestão da imagem da empresa nas redes;
  • Negar ou não se desculpar publicamente pelos erros cometidos;

Apagar comentários negativos ou bloqueá-los. O que fazer diante da crise?

Para que a empresa consiga fazer uma boa gestão com relação à crise de imagem, é fundamental adotar algumas estratégias, que são: Assumir o erro e desculpar-se publicamente;

Organizar uma ampla campanha que reverta a possível má impressão causada por uma estratégia de marketing equivocada;

Contar com profissionais especializados em marketing digital e em publicidade e propaganda, com a finalidade de gerenciar os conteúdos nas redes sociais.

Esses cuidados são ainda mais importantes atualmente, já que mediante o poder das redes sociais com seu grande alcance de pessoas, em questão de minutos uma empresa pode perder milhões de reais e prejudicar seriamente a imagem da marca.

Sua empresa já segue esses cuidados na área de marketing? Como está a qualidade dos conteúdos vinculados às redes sociais?