Como oferecer frete grátis no seu e-commerce da maneira certa

Como oferecer frete grátis no seu e-commerce da maneira certa

Aprender como oferecer frete grátis no seu e-commerce é uma das estratégias mais eficazes para aumentar as vendas e conquistar novos clientes em todo Brasil. Para saber todos os detalhes de como esse frete pode ser oferecido da maneira certa, confira nosso post.

5 maneiras de como oferecer frete grátis no seu e-commerce

1 – Estabelecer um valor mínimo de compra

Uma das formas de disponibilizar o frete gratuito sem comprometer o faturamento do mês é definir um valor mínimo de compras feitas pelo cliente, lembrando que esse valor deve cobrir o custo do frete e ainda manter uma margem de lucro adequada.

2 – Ter bem clara a margem de lucro

Antes de oferecer o frete na versão gratuita, você precisa ter bem claro quais são as margens de lucro de cada produto (ou até mesmo se você trabalha com um percentual fixo para todos os produtos comercializados no e-commerce).

Ao disponibilizar o frete grátis, é possível que o empreendedor tenha de sacrificar um pequeno percentual do lucro, mas ele nunca deve ultrapassar valores que comprometam demais o faturamento.

3 – Checar os valores

Para oferecer frete grátis com a segurança de obter os melhores resultados, é preciso fazer uma pesquisa nos correios ou nas transportadoras para avaliar o valor médio de envio do produto de acordo com o peso, medidas e tipo de item enviado, buscando adotar os serviços mais econômicos.

Mediante volume de produtos enviados, é interessante negociar uma parceria com transportadoras para conseguir valores mais atrativos para o frete de acordo com as regiões do país atendidas.

4 – Analise o que seus concorrentes diretos estão oferecendo

Principalmente no caso de um e-commerce é imprescindível estar de olho na concorrência para verificar o que eles estão oferecendo em termos de preço dos produtos e vantagens quanto ao frete.

Para isso basta visitar o site dos 3 principais concorrentes no segmento e buscar desenvolver um diferencial que atraia os clientes.

5 – Oferecer frete grátis por um período curto

Para analisar até que ponto a estratégia de disponibilizar frete grátis aumenta o faturamento e lucros ao final do mês é recomendável aplicar essa vantagem durante um curto período de tempo, como, por exemplo, por duas semanas ou um mês.

Para que os clientes e potenciais compradores estejam cientes dessa vantagem é necessário fazer uma ampla divulgação nas redes sociais (Facebook e Instagram) e no Google, atraindo uma grande quantidade de visitantes para o site da loja.

Vantagens do e-commerce que oferece frete grátis

  • Mais de 72% dos consumidores optam por comprar de lojas que oferecem frete grátis;
  • A inclusão do envio gratuito de produtos aumenta em 15% o volume de encomendas e é eficaz na atração de novos clientes;
  • Há um ganho maior do e-commerce quanto ao giro das vendas e diminuição dos custos relacionados à manutenção do estoque.

Para usufruir das vantagens de oferecer frete grátis é de suma importância que as estratégias sejam empregadas de forma correta, mensurando sempre o custo/benefício obtido pelo e-commerce.

Inbound Commerce – por que todo E-Commerce deveria investir?

Inbound Commerce – por que todo E-Commerce deveria investir?

O Inbound Commerce nada mais é que a aplicação das estratégias de Inbound Marketing adaptadas para o segmento de lojas virtuais com o objetivo de gerar mais vendas.

Como funciona o Inbound Commerce?

Os pilares dessa estratégia de marketing para lojas virtuais são: atração, conversão e fidelização.

Atração

Tem como principal objetivo atrair uma grande quantidade de visitantes para a loja virtual, fazendo com que as pessoas conheçam com maiores detalhes um ou vários produtos oferecidos.

Esse processo de atração para o site ocorre por meio do blog, aplicação das técnicas de SEO e redes sociais.

Conversão

O processo de conversão de um simples visitante do site em um lead (potencial cliente) ocorre principalmente por meio das landing pages.

Nessas páginas, em troca, por exemplo, de um desconto ou oferta imperdível, o visitante fornece dados pessoais como nome e e-mail, o que facilitará novas compras.

A estrutura da landing page deve ser simples, de layout atrativo e funcional, sendo adaptada para computadores e celulares.

Fidelização

A fidelização no Inbound Commerce consiste em fazer com que os clientes se transformem naturalmente em promotores da marca, divulgando determinados produtos e o site como um todo, o que garante novas vendas sem que sejam necessários tantos esforços em estratégias de marketing.

As principais ferramentas para fidelização dos clientes são conteúdos relevantes publicados no blog, conteúdos nas redes sociais e principalmente envio de e-mail marketing utilizando recursos de automação.

Quais são as vantagens do Inbound Commerce?

Aumenta as vendas

O maior volume de visitantes no site e a aplicação de landing pages para a conversão desses visitantes em leads é a combinação perfeita para o aumento nas vendas, fazendo com que o percentual de clientes conquistados aumente mês a mês.

Agrega valor ao site

A constante geração de conteúdos relevantes vinculados ao site, blog e redes sociais da loja virtual agregam grande valor à imagem da empresa, gerando maior credibilidade e, por consequência, maior volume de vendas.

Reduz custos

O custo com uma equipe de vendedores e atendentes online é imenso. Somente com a aplicação das estratégias de Inbound Marketing adaptadas ao E-Commerce é que é possível reduzi-lo.

Isso ocorre porque os processos são automatizados, fazendo com que o cliente consiga se localizar no site com maior facilidade.

Fortalece o relacionamento com os clientes

O uso das estratégias de Inbound aplicadas ao E-Commerce favorece um relacionamento mais próximo com os clientes, gerando maior confiança com relação à marca, gerando ainda mais vendas no futuro.

Divulgação em grande escala

Nenhuma ação de marketing apresenta resultados tão eficazes quanto o Inbound Commerce. De acordo com informações oferecidas pela Hubspot, nos negócios de E-commerce a participação das estratégias de Inbound na geração de leads é de quase 50%.

É fato: somente os investimentos realizados em Inbound Commerce são capazes de garantir os melhores resultados.

Além de todas as vantagens acima, eles são perfeitamente mensuráveis, fazendo com que o empresário tenha uma visão clara de quanto vale a pena investir nessas estratégias.

Alcance Orgânico x Patrocinado: Confira como fica as novas mudanças no Facebook

Alcance Orgânico x Patrocinado: Confira como fica as novas mudanças no Facebook

O ano começou com uma notícia desagradável para investidores e empresas! Em janeiro deste ano, Mark Zuckerberg anunciou em seu perfil pessoal algumas mudanças na rede social. Para se adaptar a nova dinâmica, será necessário acertar a mão em conteúdo relevante. Fique ligado nas nossas dicas para entender melhor as mudanças no Facebook anunciadas:

Mas afinal, o que é alcance orgânico?

O alcance orgânico representa a visibilidade que podemos conseguir de forma gratuita para uma publicação. O fim deste tipo de alcance (anúncio não pago) vem sendo anunciado intuitivamente há um bom tempo. Agora é a hora de aprender a lidar com a situação e aprender a investir em alcance patrocinado (anúncios pagos).

Porque o alcance orgânico deixou de existir

Para entender melhor a substituição do anúncio orgânico pelo patrocinado, é essencial conhecer as principais razões que desencadearam o posicionamento do Facebook:

O aumento da produção e compartilhamento de conteúdo.

A facilidade de acesso aos dispositivos móveis acelerou o tempo e a quantidade de conteúdo produzido e consequentemente consumido.

A dinâmica utilizada pelo Facebook para mostrar conteúdo

Você já deve ter ouvido falar em relevância. O Feed de notícias é programado para mostrar o conteúdo que mais se identifica com o perfil de cada usuário. Isso quer dizer que quem direciona o conteúdo que irá consumir são as próprias escolhas das pessoas. Suas curtidas, amigos e interações indica ao Facebook qual conteúdo é relevante para quem.

Comunicado feito por Mark Zuckerberg no Facebook

Outro motivo aparente para as mudanças no facebook foi citado no perfil pessoal do CEO:

“…But recently we’ve gotten feedback from our community that public content — posts from businesses, brands and media — is crowding out the personal moments that lead us to connect more with each other.”

Zuckerberg explica que tem recebido feedback dos usuários sobre as postagens de negócios, marcas e mídias colocar os momentos pessoais, que conectam as pessoas, em segundo plano. Ele comentou sobre a atitude do facebook em relação ao feedback do público:

“Based on this, we’re making a major change to how we build Facebook. I’m changing the goal I give our product teams from focusing on helping you find relevant content to helping you have more meaningful social interactions.”

Afirmou que estão fazendo uma grande mudança na construção do facebook. Estão com uma nova meta de ajudar o usuário a encontrar conteúdo relevante para interações sociais mais significativas.

Como funciona o alcance patrocinado

O alcance patrocinado (ou pago) representa a quantidade de usuários que visualizaram a publicação por meio de um anúncio pago.

A grande mudança do Facebook

Está claro que o facebook está interessado em conteúdo relevante. Investir dinheiro nos anúncios não basta. O conteúdo precisa ser realmente interessante para o leitor. E para que isso aconteça, os anúncios serão avaliados por um ranking de relevância.

Índice de relevância do Facebook Ads

A pontuação de relevância fornecida pelo Facebook Ads nos ajuda a ter uma noção maior do sucesso (ou fracasso) das nossas postagens. Fica aqui algumas dicas para entender melhor a ferramenta:

O índice de qualidade é calculado com base nas interações com o público-alvo. (Quanto melhor a interação, maior a pontuação).
Com o objetivo principal de agradar o público, o facebook favorece os usuários que tiveram a melhor nota dentro do “índice de qualidade”.

E você, está preparado para agradar o seu consumidor no meio desta mudança? Já pensou em uma nova estratégia e na melhor maneira de utilizá-la? Está precisando de uma mãozinha para se adaptar às novidades? Confira nossas redes sociais que sempre colocamos dicas incríveis que podem te ajudar a sair na frente e se manter no mercado sem prejuízos.

Conheça as 6 tendências de marketing digital para 2018

Conheça as 6 tendências de marketing digital para 2018

As tendências de marketing digital para 2018 são determinantes para o sucesso do seu negócio, tornando a empresa lucrativa em um mercado cada vez mais competitivo.Para saber quais são elas, confira nosso post.

1 – Segmentação

A segmentação das estratégias de marketing utilizadas no ambiente digital são cada vez mais necessárias para que as empresas obtenham maior quantidade de clientes.

Ela já é bastante utilizada nos anúncios do Google e Facebook, sendo que para 2018, a tendência é que é que tais recursos de segmentação sejam aprimorados.

Para usufruir de todas as vantagens de uma segmentação bem elaborada é essencial que a empresa tenha claro o perfil do público que deseja atingir, fazendo uma definição da persona. Este é o ponto de partida para a aplicação das estratégias de Inbound Marketing que tragam os melhores resultados.

2 – Conteúdos de alta qualidade

Entre as tendências de marketing digital para 2018 é imprescindível falar a respeito do marketing de conteúdo, um dos pilares das estratégias de marketing no ambiente virtual.

Empresas que investirem em conteúdos de qualidade, capazes de gerar maior engajamento dos potenciais clientes, obterão uma excelente vantagem competitiva frente aos concorrentes, gerando maior volume de negócios o ano todo.

Por conteúdo de qualidade entende-se aqueles que são relevantes para a persona (definida pelos profissionais de marketing). Além disso, tais conteúdos precisam ser de máxima qualidade com relação ao uso da Língua Portuguesa, recursos de imagem etc.

3 – Links patrocinados no Google, Facebook e Instagram

Sem sombra de dúvidas uma das principais tendências com relação ao marketing digital para 2018 consiste no aumento dos links patrocinados no Google e Facebook. Embora muitas empresas ainda sejam resistentes ao realizar anúncios nesses canais, essa é uma realidade da qual é impossível fugir.

Para alcançar maior quantidade de pessoas com potencial para tornarem-se clientes é indispensável investir nesses links, aumentando o alcance da página de negócios e do site da empresa.

4 – Pesquisa por voz

A pesquisa por voz é outra forte tendência para o marketing digital nos próximos anos. Devido a essa nova maneira de buscar por conteúdos e referências de produtos e serviços, principalmente pelo celular, as empresas necessitam empregar técnicas diferenciadas de SEO para obter ou manter os melhores posicionamentos orgânicos no Google.

Pesquisas na área de marketing digital mencionam que o percentual de pesquisas por voz já chega a 20%.

5 – Aumento das campanhas com influenciadores digitais

Os influenciadores digitais atuam sobretudo no Instagram e cada vez mais são contratados por empresas dos mais variados segmentos para potencializar a divulgação de um produto ou serviço.

Pesquisas revelam que cerca de 90% dos consumidores no momento de comprar um produto/serviço ou valorizar uma marca confiam mais nas opiniões de amigos ou pessoas que admiram.

Por outro lado, apenas 30% dos consumidores levam em consideração ou são influenciados pelos  conteúdos de anúncios pagos.

Desse modo, a contratação de influenciadores digitais é uma excelente maneira de divulgar a empresa e gerar maior volume de compras por meio das redes sociais.

6 – Aprimoramento do e-mail marketing

O aprimoramento das estratégias de e-mail marketing é outra das fortes tendências do marketing digital para os próximos anos. Cada vez mais é necessário que as empresas estejam atualizadas quanto ao que oferece melhores resultados, adotando sempre que possível recursos relacionados à automação em marketing.

Sua empresa já está preparada para lucrar com essas tendências de marketing digital para 2018?

10 ideias para vender mais em 2018

10 ideias para vender mais em 2018

Com simples ideias para vender mais em 2018 é possível alcançar excelentes resultados para sua empresa, fazendo com que este seja um ano próspero para os negócios.

1 – Segmentar o mercado

Os profissionais de marketing são unânimes ao dizerem que para faturar mais neste e nos próximos anos é imprescindível adotar algumas estratégias de segmentação de mercado. Isso envolve ter bem claro (e com o máximo de detalhes) qual é o perfil do cliente ideal.

2 – Fazer anúncios no Google, Facebook e Instagram

É inegável que esses três canais são hoje considerados  as melhores ferramentas para a divulgação de marcas, produtos e serviços. Por esse motivo, as empresas que desejam aumentar os lucros em 2018 precisam investir em anúncios segmentados no Google, Facebook e Instagram.

3 – Patrocinar influenciadores digitais

Entre as ideias para vender mais em 2018, uma que não pode faltar é o patrocínio concedido a influenciadores digitais que tenham relação com o produto ou serviço que sua empresa oferece. Pesquisas apontam que esta é uma das principais tendências de marketing para este e os próximos anos.

4 – Investir no marketing de conteúdo

Investir no marketing de conteúdo, um dos pilares do marketing digital, é outra das melhores estratégias para aumentar os lucros. O motivo é que além de atrair maior volume de clientes, essa estratégia favorece uma relação mais próxima com o público-alvo, contribuindo para gerar maior engajamento e fidelização dos clientes.

5 – Ter um site de qualidade

A funcionalidade e o design do site são itens essenciais para o aumento das vendas, já que este é o cartão de visitas da empresa para o mundo todo. Por isso, quem almeja mais lucros em 2018 precisa analisar como está o site atual da empresa e, caso seja necessário, modernizá-lo.

6 – Realizar vendas online

A depender do ramo de atividade que a empresa atua, entre as ideias para vender mais em 2018 está a realização de vendas online. Seja ao oferecer produtos ou serviços, com a ajuda da tecnologia é possível vender em grande escala para diversos locais do Brasil e do mundo.

7 – Investir em imagens profissionais

Tanto no site quanto nas redes sociais, vender mais requer investir em imagens profissionais com alta definição dos produtos e propagandas que demonstrem a qualidade adotada pela empresa em todos os detalhes. Nada afasta mais um potencial comprador que imagens de má qualidade.

8 – Elaborar vídeos

Além de imagens profissionais, os vídeos estão cada vez mais em alta quando o assunto é aumentar as vendas, principalmente no caso de quem trabalha com serviços.

Seja por meio do Youtube ou Facebook, eles geram uma proximidade maior com os clientes, valorizam a marca e automaticamente geram maior faturamento.

9 – Desenvolver políticas socioambientais

Inúmeras pesquisas demonstram que os consumidores valorizam cada vez mais as empresas comprometidas com o bem-estar social e preservação do meio ambiente. Dessa forma, políticas relacionadas ao desenvolvimento social e cuidado com os recursos naturais são imprescindíveis para empresas que desejam vender mais.

10 – Aplicar estratégias de e-mail marketing

O e-mail marketing funciona como um dos principais recursos utilizados na prospecção de novos clientes, sendo uma das ferramentas do marketing digital. Para as empresas que buscam ideias para vender mais em 2018 é indispensável aplicar ou rever as estratégias de e-mail marketing.

Sua empresa já está preparada para lucrar mais em 2018 com essas ideias?

Aproveite o começo do ano para fazer seu plano de marketing

Aproveite o começo do ano para fazer seu plano de marketing

O início do ano é sem dúvida o melhor momento para fazer um plano de marketing que traga maiores lucros à sua empresa. Para saber porque este é o período ideal para elaborá-lo, acompanhe nosso post.

1 – Definição de objetivos e metas

Geralmente as empresas reservam o mês de janeiro para estabelecer os objetivos e metas que deverão ser atingidos no decorrer do ano. Por esse motivo, nada melhor que já definir as estratégias de marketing necessárias para alcançar tais metas e objetivos, já que o marketing é a mola propulsora das vendas.

Somente um bom planejamento de marketing garante os melhores resultados financeiros, aumentando o faturamento e a margem de lucro. Além disso, como nesse período também é estipulado um orçamento anual para cada departamento ou projeto, é possível trabalhar com números claros quanto aos valores a serem investidos na área de marketing.

2 – Análise do contexto da empresa

O plano de marketing deve ser estruturado no começo do ano, pois neste período a empresa já conta com dados e informações relevantes, tais como estimativas econômicas, balanços financeiros, relatórios gerenciais quanto às vendas anuais etc.

Com tudo isso em mãos fica fácil definir as melhores estratégias de marketing para o negócio, conquistando resultados assertivos a partir das oportunidades e desafios presentes no mercado em que a empresa atua.

3 – Valorização do planejamento

O início de um novo ciclo naturalmente favorece o planejamento dos administradores, incluindo as decisões relacionadas à área de marketing.

Essa fase do planejamento deve envolver os sócios da empresa, gestores da área de marketing/vendas e posteriormente uma agência especializada que será responsável pela execução das estratégias adotadas.

4 – Resultados rápidos

O quanto antes a empresa se dedicar à elaboração do plano de marketing, mais rápidos e lucrativos serão os resultados. Para isso, é necessário esquecer aquele ditado onde diz que “o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval” e dar vida aos objetivos e metas de vendas já no mês de janeiro.

Ao fazer isso, a empresa adquire uma importante vantagem frente aos concorrentes, conquistando maior participação no mercado.

5 – Engajamento dos colaboradores

Nada melhor para direcionar as equipes de trabalho que iniciar o ano já deixando bem claro quais serão as estratégias de marketing da empresa.

Essa definição oferece um norte aos colaboradores, fazendo com que eles já iniciem o ano engajados (e cientes) quanto ao alcance das metas e objetivos.

No que consiste um planejamento de marketing?

O planejamento ou plano de marketing trata-se de um documento escrito, criado com o objetivo de detalhar e formalizar quais serão as ações praticadas para atingir os objetivos da empresa. Tais objetivos podem envolver:

– Divulgação de novos produtos ou serviços;

– Aumento do alcance e fortalecimento da marca;

– Conquista de novos mercados (no Brasil e no exterior);

– Atendimento a um novo nicho de mercado;

– Aumentar a concentração das vendas em determinada região ou estado;

– Disponibilização de vendas online etc.

Quais informações esse plano contém?

– Um ou mais objetivos quanto às estratégias de marketing adotadas;

– Definição clara da persona (perfil do cliente ideal a ser alcançado);

– Principais concorrentes (diretos e indiretos);

– Ações de marketing que a empresa realiza atualmente;

– Valores orçamentários disponíveis;

– Relação dos principais canais que são e serão utilizados.

A importância dos prazos

Ao realizar o planejamento de marketing é de suma importância que sejam estabelecidos prazos precisos quanto ao alcance das metas e objetivos estipulados, assim como a mensuração dos resultados obtidos.

O recomendável é que o plano de marketing  seja revisado anualmente, adequando-se às necessidades específicas da empresa diante de determinado contexto.

E então, já pensou nas estratégias de marketing para sua empresa em 2018?

Como planejar seu negócio para 2018 e aumentar os lucros?

Como planejar seu negócio para 2018 e aumentar os lucros?

Saber como planejar seu negócio para 2018 e já começar o ano aumentando o faturamento da sua empresa é algo perfeitamente possível. Para isso, basta seguir algumas estratégias de gestão. É justamente sobre elas que iremos falar neste post.

1 – Reveja metas e objetivos

O primeiro passo ao iniciar um ano próspero para sua empresa consiste em definir com clareza quais as metas e objetivos se pretende alcançar e em quais áreas as decisões mais urgentes precisam ser tomadas.

Analisar a empresa de uma forma geral, observando as áreas financeira, de marketing, produção, recursos humanos etc.; é fundamental para redefinir as estratégias em busca de melhores resultados quanto aos lucros.

2 – Faça uma análise do orçamento

Com o balanço do ano anterior em mãos, janeiro é o momento exato para analisar o orçamento com calma e verificar onde a empresa pode economizar e em quais áreas necessita investir mais, readequando os recursos financeiros de forma que eles ofereçam maior retorno.

Ao analisar o orçamento anual, é indicado reunir os principais gestores ou coordenadores da empresa, fazendo com que todos estejam engajados na melhora dos resultados financeiros.

3 – Marque presença na internet

Marcar presença na internet por meio de um bom site institucional e redes sociais é imprescindível ao saber como planejar seu negócio para 2018.

Por isso, é necessário consultar especialistas na área de marketing digital que serão de grande ajuda para aumentar os lucros durante o ano todo.

4 – Invista em novos conhecimentos

Estar à frente de uma empresa requer constante atualização tanto por parte dos proprietários quanto dos gerentes e demais colaboradores. Por isso, para se destacar no mercado é fundamental renovar os conhecimentos e investir na capacitação por meio de cursos, treinamentos, workshops, palestras etc.

Logo no início do ano é indicado montar um cronograma, fazendo com que o maior número possível de colaboradores participem de eventos que promovam o aperfeiçoamento profissional e melhores resultados para a empresa.

5 – Faça uma reavaliação dos fornecedores

Outra excelente estratégia sobre como planejar seu negócio para 2018 consiste em fazer uma reavaliação dos fornecedores e negociar melhores preços e condições de pagamento. O início do ano é o melhor momento para fazer isso, buscando definir condições mais favoráveis ou até mesmo trocar de fornecedores.

6 – Reveja condições contratuais junto aos clientes

Além de reavaliar as condições acordadas junto aos fornecedores, um bom planejamento anual requer uma revisão minuciosa das condições contratuais estabelecidas junto aos clientes.

O início do ano é o momento ideal para definir quais serão os percentuais de aumento adotados com relação à venda de produtos ou prestação de serviços com base nos indíces como inflação, IPCA, dissídio coletivo etc.

O repasse desses valores nos preços é essencial para que a empresa consiga cobrir todos os custos envolvidos na atividade e obviamente manter os percentuais de lucro.

Com essas estratégias sobre como planejar seu negócio para 2018  é possível estabelecer metas e objetivos claros e mensuráveis, fazendo com que ao final do ano seja obtida uma maior margem de lucro.

Ideias para criar estratégias de marketing digital para o seu restaurante

Ideias para criar estratégias de marketing digital para o seu restaurante

Na hora de pensar em estratégias de marketing digital para o seu restaurante, nada melhor que estar por dentro das ideias que oferecem os melhores resultados neste segmento, conquistando e fidelizando clientes.

Quais são as melhores estratégias de marketing digital para o seu restaurante?

Contratar influenciadores digitais

Uma das maneiras mais eficazes de atrair pessoas por meio das redes sociais, principalmente pelo Instagram, é contratar o serviço dos influenciadores digitais. De forma direta ou indireta, esses profissionais ajudam na divulgação do restaurante e, pelo fato de eles possuírem um grande número de seguidores, fazem com que o estabelecimento se torne mais conhecido.

Contar com um fotógrafo profissional

Além dos influenciadores, para que as estratégias de marketing digital para o seu restaurante apresentem os efeitos esperados é imprescindível que o site e as redes sociais tenham fotos de máxima qualidade, fazendo com que os clientes sintam água na boca ao ver os pratos do cardápio.

Para que as fotos tenham esse efeito, é essencial contar com os serviços de um fotógrafo profissional, exigindo apenas que ele tenha experiência no ramo de alimentação.

3 – Definir o cliente ideal

Definir o cliente ideal nada mais é que construir de forma detalhada o que os profissionais de marketing digital chamam de persona. Isso envolve especificar as características do cliente que a empresa deseja conquistar. Alguns exemplos dessas características:

  • Faixa salarial;
  • Idade;
  • Nível escolar;
  • Região onde mora;
  • Gostos pessoais;
  • Aspectos da vida profissional (se trabalham em grandes empresas privadas, se são empreendedores, se trabalham em órgãos públicos etc.).

3 – Fazer campanhas nas redes sociais

As redes sociais mais utilizadas pelas empresas no ramo de alimentação são o Instagram e o Facebook. Logo, é essencial que seu restaurante marque presença nelas.

A melhor maneira de fazer isso é investindo em campanhas segmentadas, fazendo com que o restaurante se torne ainda mais conhecido na cidade e região em que atua, assim como se transforme numa excelente referência para as pessoas que estão visitando a cidade.

4 – Divulgar promoções no Instagram

A divulgação de promoções no Instagram é outra das estratégias mais recomendadas para os gerentes e donos de restaurantes, já que elas geram uma atração imediata das pessoas. Além de divulgar tais promoções de forma direta, nesse caso também é possível contar com o apoio dos influenciadores digitais.

5 – Ficar de olho na concorrência

Prestar atenção nas estratégias de marketing digital adotadas pela concorrência é de suma importância para ver onde eles estão acertando, onde estão errando e principalmente identificar aquilo que sua empresa poderia fazer, mas que ainda não está fazendo.

Além de observar os restaurantes locais (os concorrentes), é recomendável seguir páginas de restaurantes que atuam em um ramo semelhante ao seu e que sejam de outras cidades, estados ou países. Esse pequeno detalhe fará com que o proprietário tenha ideias excelentes para a elaboração de novos pratos, decoração do ambiente, elaboração de fotos para redes sociais etc., fatores cruciais para aumentar os lucros.

Cada uma dessas estratégias de marketing digital para o seu restaurante é determinante no sucesso do negócio. Você já segue todas elas?

5 estratégias de marketing para arquitetos

5 estratégias de marketing para arquitetos

Conhecer as melhores estratégias de marketing para arquitetos é primordial para conquistar novos clientes residenciais e empresariais, aumentando o lucro mês a mês.

E quais são essas estratégias de marketing para arquitetos?

1 – Ter um blog e página de negócios nas redes sociais

Para ter sucesso no ramo em que atua, todo arquiteto necessita divulgar seu trabalho. A melhor forma de fazer isso é manter um blog bem estruturado e atrativas páginas de negócios no Facebook e no Instagram, tornando o profissional conhecido por pessoas interessadas nos serviços oferecidos.

Além de marcar presença online, o blog e páginas de negócios funcionam como um excelente portfólio.

2 – Investir em fotos profissionais

E por falar em portfólio, ao iniciar e terminar um projeto é indispensável que o arquiteto invista em fotos de alta qualidade, já que elas consistem no principal cartão de visitas do profissional.

3 – Compartilhar resultados dos projetos

Para que as pessoas conheçam os projetos e características quanto ao trabalho do arquiteto é preciso compartilhar os resultados dos projetos no blog e redes sociais. Isso corresponde a uma espécie de “antes e depois” do ambiente, descrevendo alguns detalhes de como tais mudanças beneficiaram os clientes. Exemplos:

  • Aumento da funcionalidade do local;
  • Sensação de maior espaço;
  • Modernização do ambiente;
  • Valorização da estética etc.

4 – Produzir conteúdos complementares

Além de divulgar os resultados dos projetos, outra das estratégias de marketing para arquitetos consiste em produzir conteúdos complementares para o blog, Facebook e Instagram.

Conteúdos complementares são aqueles que, embora não se refiram de forma direta aos serviços do arquiteto, fazem parte desse segmento, buscando uma proximidade com o público-alvo. Alguns exemplos de textos de conteúdos complementares são:

  • 5 Dicas de móveis funcionais para deixar sua casa espaçosa;
  • Como manter sua casa organizada no dia a dia?
  • 10 Ideias de decoração para o Natal;
  • Veja os modelos de portas e janelas que estão em alta.

5 – Aplicar estratégias de marketing digital

Não é novidade que atualmente tudo acontece na internet, seja por meio do Google, Youtube, Twitter, Facebook ou Instagram. Por isso, marcar presença no marketing

digital é fundamental para a divulgação de todos os tipos de produtos ou serviços, desde os simples aos mais complexos.

Por esse motivo, os arquitetos devem estar atentos a essas estratégias, contando com o apoio de profissionais especializados nessa área.

Quais são as vantagens dessas estratégias de marketing para arquitetos?

  • Favorece a divulgação a um público segmentado, ou seja, às pessoas realmente interessadas em serviços de arquitetura;
  • Custos acessíveis. Os investimentos feitos na área de marketing digital são muito menores se comparados ao marketing tradicional, liberando capital para que o arquiteto invista em outros aspectos do negócio;
  • Indicações de clientes. Devido ao dinamismo das redes sociais, naturalmente as pessoas atendidas acabam gerando outros projetos, fazendo com que o profissional sempre tenha trabalhos em andamento;
  • Referência no mercado. Por meio de um portfólio de qualidade e constantemente atualizado é possível que o arquiteto esteja entre as principais referências no mercado em que atua.

Você já segue essas estratégias de marketing para arquitetos?