Como oferecer frete grátis no seu e-commerce da maneira certa

Como oferecer frete grátis no seu e-commerce da maneira certa

Aprender como oferecer frete grátis no seu e-commerce é uma das estratégias mais eficazes para aumentar as vendas e conquistar novos clientes em todo Brasil. Para saber todos os detalhes de como esse frete pode ser oferecido da maneira certa, confira nosso post.

5 maneiras de como oferecer frete grátis no seu e-commerce

1 – Estabelecer um valor mínimo de compra

Uma das formas de disponibilizar o frete gratuito sem comprometer o faturamento do mês é definir um valor mínimo de compras feitas pelo cliente, lembrando que esse valor deve cobrir o custo do frete e ainda manter uma margem de lucro adequada.

2 – Ter bem clara a margem de lucro

Antes de oferecer o frete na versão gratuita, você precisa ter bem claro quais são as margens de lucro de cada produto (ou até mesmo se você trabalha com um percentual fixo para todos os produtos comercializados no e-commerce).

Ao disponibilizar o frete grátis, é possível que o empreendedor tenha de sacrificar um pequeno percentual do lucro, mas ele nunca deve ultrapassar valores que comprometam demais o faturamento.

3 – Checar os valores

Para oferecer frete grátis com a segurança de obter os melhores resultados, é preciso fazer uma pesquisa nos correios ou nas transportadoras para avaliar o valor médio de envio do produto de acordo com o peso, medidas e tipo de item enviado, buscando adotar os serviços mais econômicos.

Mediante volume de produtos enviados, é interessante negociar uma parceria com transportadoras para conseguir valores mais atrativos para o frete de acordo com as regiões do país atendidas.

4 – Analise o que seus concorrentes diretos estão oferecendo

Principalmente no caso de um e-commerce é imprescindível estar de olho na concorrência para verificar o que eles estão oferecendo em termos de preço dos produtos e vantagens quanto ao frete.

Para isso basta visitar o site dos 3 principais concorrentes no segmento e buscar desenvolver um diferencial que atraia os clientes.

5 – Oferecer frete grátis por um período curto

Para analisar até que ponto a estratégia de disponibilizar frete grátis aumenta o faturamento e lucros ao final do mês é recomendável aplicar essa vantagem durante um curto período de tempo, como, por exemplo, por duas semanas ou um mês.

Para que os clientes e potenciais compradores estejam cientes dessa vantagem é necessário fazer uma ampla divulgação nas redes sociais (Facebook e Instagram) e no Google, atraindo uma grande quantidade de visitantes para o site da loja.

Vantagens do e-commerce que oferece frete grátis

  • Mais de 72% dos consumidores optam por comprar de lojas que oferecem frete grátis;
  • A inclusão do envio gratuito de produtos aumenta em 15% o volume de encomendas e é eficaz na atração de novos clientes;
  • Há um ganho maior do e-commerce quanto ao giro das vendas e diminuição dos custos relacionados à manutenção do estoque.

Para usufruir das vantagens de oferecer frete grátis é de suma importância que as estratégias sejam empregadas de forma correta, mensurando sempre o custo/benefício obtido pelo e-commerce.