Aproveite o começo do ano para fazer seu plano de marketing

Aproveite o começo do ano para fazer seu plano de marketing

O início do ano é sem dúvida o melhor momento para fazer um plano de marketing que traga maiores lucros à sua empresa. Para saber porque este é o período ideal para elaborá-lo, acompanhe nosso post.

1 – Definição de objetivos e metas

Geralmente as empresas reservam o mês de janeiro para estabelecer os objetivos e metas que deverão ser atingidos no decorrer do ano. Por esse motivo, nada melhor que já definir as estratégias de marketing necessárias para alcançar tais metas e objetivos, já que o marketing é a mola propulsora das vendas.

Somente um bom planejamento de marketing garante os melhores resultados financeiros, aumentando o faturamento e a margem de lucro. Além disso, como nesse período também é estipulado um orçamento anual para cada departamento ou projeto, é possível trabalhar com números claros quanto aos valores a serem investidos na área de marketing.

2 – Análise do contexto da empresa

O plano de marketing deve ser estruturado no começo do ano, pois neste período a empresa já conta com dados e informações relevantes, tais como estimativas econômicas, balanços financeiros, relatórios gerenciais quanto às vendas anuais etc.

Com tudo isso em mãos fica fácil definir as melhores estratégias de marketing para o negócio, conquistando resultados assertivos a partir das oportunidades e desafios presentes no mercado em que a empresa atua.

3 – Valorização do planejamento

O início de um novo ciclo naturalmente favorece o planejamento dos administradores, incluindo as decisões relacionadas à área de marketing.

Essa fase do planejamento deve envolver os sócios da empresa, gestores da área de marketing/vendas e posteriormente uma agência especializada que será responsável pela execução das estratégias adotadas.

4 – Resultados rápidos

O quanto antes a empresa se dedicar à elaboração do plano de marketing, mais rápidos e lucrativos serão os resultados. Para isso, é necessário esquecer aquele ditado onde diz que “o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval” e dar vida aos objetivos e metas de vendas já no mês de janeiro.

Ao fazer isso, a empresa adquire uma importante vantagem frente aos concorrentes, conquistando maior participação no mercado.

5 – Engajamento dos colaboradores

Nada melhor para direcionar as equipes de trabalho que iniciar o ano já deixando bem claro quais serão as estratégias de marketing da empresa.

Essa definição oferece um norte aos colaboradores, fazendo com que eles já iniciem o ano engajados (e cientes) quanto ao alcance das metas e objetivos.

No que consiste um planejamento de marketing?

O planejamento ou plano de marketing trata-se de um documento escrito, criado com o objetivo de detalhar e formalizar quais serão as ações praticadas para atingir os objetivos da empresa. Tais objetivos podem envolver:

– Divulgação de novos produtos ou serviços;

– Aumento do alcance e fortalecimento da marca;

– Conquista de novos mercados (no Brasil e no exterior);

– Atendimento a um novo nicho de mercado;

– Aumentar a concentração das vendas em determinada região ou estado;

– Disponibilização de vendas online etc.

Quais informações esse plano contém?

– Um ou mais objetivos quanto às estratégias de marketing adotadas;

– Definição clara da persona (perfil do cliente ideal a ser alcançado);

– Principais concorrentes (diretos e indiretos);

– Ações de marketing que a empresa realiza atualmente;

– Valores orçamentários disponíveis;

– Relação dos principais canais que são e serão utilizados.

A importância dos prazos

Ao realizar o planejamento de marketing é de suma importância que sejam estabelecidos prazos precisos quanto ao alcance das metas e objetivos estipulados, assim como a mensuração dos resultados obtidos.

O recomendável é que o plano de marketing  seja revisado anualmente, adequando-se às necessidades específicas da empresa diante de determinado contexto.

E então, já pensou nas estratégias de marketing para sua empresa em 2018?