Inbound Marketing – por que é o momento ideal para investir?

Inbound Marketing – por que é o momento ideal para investir?

Nunca se ouviu falar tanto em Inbound Marketing como agora. O motivo? Ele se apresenta como uma das estratégias mais eficazes para atrair, conquistar e fidelizar clientes.

Por que este é o momento certo para investir em Inbound Marketing?

Mudanças nos hábitos de compra

Para compreender como esta mudança ocorreu (e continua ocorrendo), basta pensar o que você fez na última vez que resolveu comprar um produto ou serviço. Certamente recorreu ao Google.

Isso é o que todos os usuários do Brasil e do mundo fazem e exatamente por essa razão, a melhor estratégia de marketing é aquela que faz com que o próprio cliente busque (e encontre) a empresa por meio dos mecanismos de busca.

Para que isso ocorra é indispensável que as empresas invistam em estratégias de marketing de conteúdo, sendo que tais conteúdos devem ser pautados nos desejos e necessidades inerentes ao perfil de cliente que a empresa deseja conquistar.

Redução de custos

Em um cenário de crise como o que o Brasil vem passando, todas as empresas necessitam reduzir custos e aumentar as vendas. Pelo fato de as estratégias de Inbound Marketing custarem 60% menos que os investimentos feitos em marketing convencional e gerarem resultados infinitamente superiores, essa tem sido a melhor solução adotada pelas empresas ao lidarem com a crise, aumentando as vendas e trabalhando com times mais enxutos.

E por falar em times mais enxutos, outro motivo que faz com que este seja o momento ideal para investir no marketing de atração é que ele favorece o uso de recursos de automação, economizando um tempo precioso das empresas.

Muitas empresas ainda não utilizam

Embora ele ofereça inúmeras vantagens, o Inbound Marketing ainda não é conhecido e utilizado por muitas empresas. Desse modo, ao fazer uso dessa ferramenta antes dos concorrentes, é possível obter uma excelente vantagem competitiva e melhor posicionamento no mercado, fazendo com que a marca ganhe maior notoriedade.

Conquista e fidelização de clientes

As ferramentas do chamado marketing de atração possibilitam um relacionamento constante com o cliente, fazendo inclusive com que eles atuem naturalmente como promotores indiretos dos produtos/serviços oferecidos pela empresa. Este é um dos fatores-chave para garantir os ganhos de escala.

Quais são os pilares do Inbound Marketing?

Geração de tráfego

Consiste em aumentar exponencialmente o número de visitantes no site da empresa por meio da aplicação das técnicas de SEO, produção de conteúdo relevante, anúncios no Google e redes sociais etc.

Geração de leads

Esta etapa do marketing de atração tem por objetivo transformar visitantes em leads, ou seja, pessoas interessadas nos produtos/serviços da empresa. O lead consiste naquele visitante que deixa espontaneamente um e-mail de contato geralmente por meio das landing pages.

Nutrição de leads

Consiste em qualificar e manter uma constante interação com os leads, sendo eles também compreendidos como potenciais clientes.

Análise e mensuração de resultados

Resultados são dados objetivos quanto ao sucesso (ou fracasso) de uma estratégia. Por isso, a análise e mensuração desses resultados é algo essencial no marketing de atração, demonstrando de forma objetiva quais foram os ganhos da empresa.

Compreendeu por que este é o momento ideal para investir em Inbound Marketing?