15 Coisas sobre marketing digital que estamos cansados de saber e que são necessárias para o sucesso na internet!

15 Coisas sobre marketing digital que estamos cansados de saber e que são necessárias para o sucesso na internet!

Nunca se ouviu falar tanto em marketing digital como agora. E os motivos não são por acaso, já que esta tornou-se a principal estratégia das empresas que desejam inovar e crescer. Para detalhar esse assunto, vamos a uma lista com 15 coisas sobre marketing digital que estamos cansados de saber e são determinantes para o sucesso dos negócios.

1 – Definir a “persona” é essencial

Em marketing digital, “persona” significa o perfil de pessoa que representa o cliente ideal de uma empresa. A partir desse perfil é que são desenvolvidas todas as estratégias para conquistar esse público.

2 – Aplicação das técnicas de SEO

Para estar entre as melhores posições nos sites de busca (principalmente no
Google), não basta gerar conteúdo, é preciso que ele seja otimizado. Essa otimização consiste em aplicar as técnicas de SEO, que tornarão o site da empresa melhor posicionado nos mecanismos de busca.

3 – Conteúdo relevante é fundamental

E por falar em conteúdo, um dos pilares do marketing digital são conteúdos de qualidade. Isso envolve textos, vídeos, imagens etc. Tudo deve ser feito buscando entregar informações relevantes ao público-alvo.

4 – É necessário definir a abrangência geográfica

Ao desenvolver estratégias de marketing digital, a empresa deve ter claro qual abrangência geográfica ela almeja, focando as ações em determinado público e região.

5 – Visitante é diferente de cliente

Por mais que um site receba grande número de visitantes, é necessário mensurar e definir estratégias para que eles sejam convertidos em clientes que efetivamente consumam os produtos/serviços oferecidos pela empresa.

6 – Ter um site é indispensável

Ainda que as redes sociais sejam importantes, o Facebook e o Instagram não eliminam a necessidade de um site institucional de qualidade. O site continua sendo a maior referência das empresas no ambiente virtual.

7 – Imagens ruins são imperdoáveis

Para quem deseja se destacar na internet é indispensável investir em imagens de altíssima qualidade. Nada é tão prejudicial a um site ou página quanto imagens amadoras (em baixa resolução, pouca nitidez etc.).

8 – Vídeos longos? Jamais.

Com um cotidiano tão atribulado, a maioria das pessoas não tem tempo de assistir a vídeos longos. Por isso, para gerar audiência no Youtube, Facebook, Instagram etc., é fundamental trabalhar vídeos curtos e objetivos.

9 – A internet é a maior vitrine de negócios

Nenhum canal de marketing atualmente é tão poderoso quanto a internet. Por este motivo, ela deve ser a principal preocupação dos gestores e empresários que desejam ver o negócio crescer.

10 – O site deve ser compatível com celulares

Uma das exigências básicas do Google quanto ao aparecimento de determinado site nos buscadores é este site estar compatível com celulares. Do contrário, a empresa corre o sério risco de tornar-se invisível.

11 – Instagram, a grande surpresa

Nos últimos meses, o Instagram passou por várias mudanças que o tornaram mais atrativo, apresentando excelentes resultados para empresas, profissionais liberais etc.

12 – Não exagerar nas postagens

Por mais que sejam gerados conteúdos de qualidade, é importante não exagerar na quantidade de postagens diárias, já que isso costuma deixar o público cansado.

13 – Sorteios são eficazes

Para aumentar a visibilidade do site ou o número de curtidas e engajamento na página do Facebook, uma das estratégias mais eficazes consiste em fazer sorteios dos produtos/serviços oferecidos pela empresa.

14 – Mensurar é preciso

Além de investir de forma adequada em marketing digital, é imprescindível analisar constantemente as métricas, ou seja, os dados numéricos que demonstram o retorno do investimento.

15 – Dinamismo sempre

No ambiente virtual as mudanças são ainda mais rápidas. Por isso, é indispensável que as empresas mantenham-se atualizadas quanto às exigências do mercado e novas ferramentas de marketing digital disponíveis. Cada um desses itens é imprescindível para o sucesso das empresas em um ambiente global cada vez mais competitivo.